O vereador e presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), participou, nesta quarta-feira (10), de um ato cívico militar para a entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) para centenas de jovens, nascidos no ano 2000, alistados no Tiro de Guerra. O evento ocorreu no Plenário e Plenarinho.
O CDI é um documento de suma importância para todo cidadão. Sem ele, o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos como o passaporte. “Esse certificado será muito útil na vida de vocês (jovens). Desejo sucesso a todos e espero que nunca se esqueçam do juramento feito no dia de hoje”, disse o secretário Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto Nogueira Júnior.
De acordo com o delegado de Serviço Militar, tenente César Ricardo Velasque Trindade, a cidade possui, em média, cerca de 1500 jovens alistados por ano, mas apenas 100 são selecionados para cumprir o serviço. Entretanto, o militar destacou a relevância da cerimônia. “O momento demonstra que vocês estão quites com as obrigações militares. Isso é importante para o futuro de todos no mercado de trabalho, na realização de um concurso, para uma viagem de intercâmbio e em outras áreas que solicitam a apresentação do CDI”, pontua.
Yashuda parabenizou os jovens por cumprirem com a lei. “Apesar da dispensa na prestação dos serviços militares, os jovens possuem responsabilidade com a Pátria e representam o futuro da nação, e isso não deve ser esquecido. Parabéns a todos”, falou.