A Sociedade São Vicente de Paulo reflete a seriedade de uma instituição que sempre se voltou para auxiliar as famílias necessitadas, além do que, mantém uma vila com várias casas para atendimento aos idosos
Em Araraquara a Sociedade São Vicente de Paulo está completando 100 anos de fundação, constituindo-se numa das mais belas e conceituadas instituições por realizar um trabalho de extraordinária grandeza voltado principalmente aos idosos. Para isso construiu em 1943 a Vila Vicentina, mantida pela luta dos seus diretores e colaboradores, com apoio de grande parte da comunidade.
Durante as comemorações de um século de existência as paróquias em Araraquara vêm realizando missas em ação de graças, demonstrando que além do trabalho está a fé e o aproveitamento de lições tiradas da convivência com os mais humildes. Neste sábado a missa será celebrada na Paróquia de São José, a partir das 19h.
A HISTÓRIA DA SOCIEDADE
Frederico Ozanam nasceu em 1813. Aos 20 anos, ao lado de companheiros fiéis, em Paris, na França, deu início a uma obra que ajuda milhões de famílias há mais de 170 anos: a Sociedade de São Vicente de Paulo – SSVP.
A missão da Sociedade de São Vicente de Paulo EM Araraquara como em qualquer parte do mundo, é aliviar a miséria espiritual e material dos que vivem em situação de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e da Igreja Católica.
Ozanam foi beatificado em agosto de 1997 pelo Papa João Paulo Segundo. No Brasil já existe uma igreja em honra a Frederico Ozanam.
São Vicente de Paulo é considerado o patrono de todas as obras de caridade. Trilhou um caminho de dedicação radical aos pobres e as missões populares; foi a inspiração para a denominação da SSVP.
Atualmente a Sociedade de São Vicente de Paulo está presente em 143 países e tem mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo.
O Brasil é o maior país vicentino do planeta; aqui a instituição nasceu em 1872, com a Conferência São José, no Rio de Janeiro. E conta com cerca de 250 mil voluntários, organizados em 20 mil Conferências e 33 Conselhos Metropolitanos.
COMO FUNCIONA
As Conferências Vicentinas são grupos formados por homens e mulheres – e também por Crianças e Adolescentes. Quem faz adesão a SSVP é chamado de Vicentino.
Os grupos se reúnem semanalmente para debater e sugerir maneiras de atender as famílias carêntes, que são cadastradas após sindicância sócio-econômica.
As Confêrencias são coordenadas por Conselhos, que direcionam os trabalhos e atividades seguindo os princípios e fundamentos da Regra da Sociedade de São Vicente de Paulo.
A administração da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil é de responsabilidade do Conselho Nacional do Brasil; e no mundo, do Conselho Geral Internacional, com sede em Paris, na França.
Os Vicentinos fazem do sonho Ozanam, que é “formar uma grande rede de caridade de ajuda ao próximo”, uma realidade que alivia o sofrimento dos pobres e incentiva a promoção da dignidade humana.
A SSVP recebe colaboração de benfeitores, que contribuem financeiramente com a instituição.
A visita domiciliar é a principal atividade dos Vicentinos. Semanalmente são feitas mais de 200 mil visitas, em diferentes bolsões de miséria. Assim, todos que são amparados pela instituição são incentivados a melhorar suas vidas em todos os sentidos.
O trabalho da SSVP abrange ainda as Obras Unidas. São creches, educandários, asilos, entre outras instituições – todas mantidas e administradas pela organização.
Diversas unidades Vicentinas promovem cursos que visam a inclusão social das famílias assistidas; como os de alfabetização e de geração de renda – são as Obras Especiais.
Atualmente, meio milhão de brasileiros recebe o apoio da SSVP. Semanalmente a instituição distribui mais de 800 mil quilos de alimentos, arrecadados por meio de campanhas junto aos Colaboradores, além de remédios, roupas, materiais escolares e utensílios diversos.
EM ARARAQUARA A VILA VICENTINA
A Vila Vicentina, uma obra unida à Sociedade de São Vicente de Paulo, foi constituida em 1º de agosto de 1943, sendo uma entidade beneficente, filantrópica, caritativa. Tem por finalidade a prática da caridade cristã pela assistência social, dando moradia a pessoas carentes, idosas e (ou) inválidas, e às famílias necessitadas. Sua localização é na Rua São Vicente de Paula, 252 (Vila Xavier). As Irmãs que moravam lá em 1993 eram Irmã Fátima Peroni e Irmã Lourença, exercendo seu apostolado junto às famílias. Tudo recendia a simplicidade, pobreza e muita paz.
A experiência teve início em 15 de fevereiro de 1970, com as Irmãs Jamile e Maria José dos Santos; meses depois, juntou-se a elas, Irmã Terezinha Quinelato. Esse trabalho foi possível graças ao presidente da Vila, na época, o vereador José Pizani, que de há muito, desejava a presença de religiosas que seriam, sem dúvida alguma, um testemunho de fé e amor cristão no meio dos pobres. Conseguiu para elas, uma das pequenas casas da Vila para onde se mudaram.
Durante o primeiro ano, as Irmãs ficavam muito pouco na Instituição, pois ainda tinham compromisso no “Coléginho”. Irmã Jamile, datilografia e Irmã Maria José, a pré-escola. No ano seguinte, Irmã Maria José, conseguiu uma sala, junto à Igreja de São Benedito para as aulas de pré-primário e Jardim da Infância, destinadas às crianças da vila e outras da vizinhança, enquanto Irmã Jamile passou a dar aulas de datilografia, na própria Vila, para os pobres e outros aluno que surgiram.
Desde o início, as Irmãs tiveram, também, a felicidade de ter o Santíssimo. De um dos quartos, fizeram a capelinha onde podiam estar nos momentos de oração e reflexão.
Os principais serviços prestados pelas Irmãs aos idosos e suas famílias são enfermagem, orientação da limpeza, assistência material e espiritual. Nos anos que foi possível, houve também aulas de bordado e pintura e atendimento de doentes da redondeza.
SALÃO DE FESTAS
Recentemente representantes da Sociedade São Vicente de Paulo estiveram na Câmara Municipal solicitando apoio dos vereadores. Acontece que a entidade está construindo um salão de atividades, onde se propõe a promover cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade. Nesse momento, o foco, segundo os Vicentinos, está nas regiões do Jardim das Estações, Jardim América e Parque São Paulo.
De acordo com Carlos Camilo Lusnick, presidente da SSVP, o projeto de uma obra de aproximadamente 300 metros quadrados, orçada em meio milhão de reais, já está em andamento. “Até hoje fizemos um investimento de aproximadamente R$ 350 mil, mas temos que finalizar a obra. Atendendo a uma exigência legal, temos que instalar um elevador, e nossos recursos estão escassos, por isso viemos aqui pedir uma ajuda aos vereadores”.
O salão está localizado na Avenida Dr. Milton Fonseca, 271, Jardim das Estações, e deve, até pela finalidade, promover acessibilidade, faltando, de acordo com Lusnick, “só a cerejinha do bolo, mas que demanda investimentos”.