Home Geral

Museu Voluntários da Pátria é novamente pichado

281

Museu Pichado capa

O Museu Voluntários da Pátria, que fica instalado na Praça Pedro de Toledo, amanheceu pichado no feriado do Dia do Trabalhador.

Uma pintura sobre as pichações do prédio foi realizada em 2018, por iniciativa da Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural – ABATur, com a participação da comunidade e apoio da prefeitura municipal, para o evento do Dia Internacional dos Museus.

Evento este a ser comemorado novamente em 18 de maio de 2019. O último reparo na pintura foi feito sobre rabiscos no último sábado, dia 27 de abril. Na manhã desta quarta-feira (1° ) uma nova pichação foi feita próxima a porta do prédio.

Moradores dos arredores da Praça Pedro de Toledo, afirmam que este tipo de comportamento tornou-se natural pelos frequentadores do local. Principalmente nos finais de semana quando a praça é tomada por jovens que se excedem no barulho, não respeitando a Maternidade Gota de Leite, bebidas e drogas correm abertamente sem fiscalização da Guarda Civil Municipal ou Polícia Militar.

 Da redação

O termo “vandalismo” como sinônimo de “espírito de destruição” foi cunhado no final do século XVIII, em janeiro de 1.794, por Henri Grégoire, bispo constitucional de Blois. Ele usou o termo e o tornou comum através de uma série de relatórios, denunciando a destruição de artefatos culturais, como monumentos, pinturas, livros que estavam sendo destruídos  como símbolo de um ódio ao passado de “feudalismo”, “tirania da realeza” e “preconceito religioso”, durante o Reino do Terror. Em seu livro Memoirs, ele escreveu: “Inventei a palavra para abolir o ato”.
E desde então, o termo está cada vez mais presente em nosso cotidiano, deixando clara a falta de respeito de alguns pelo bem público.