Os novos conselheiros do COP (Conselho do Orçamento Participativo) irão tomar posse na segunda-feira (30), às 19h, em solenidade na 5ª Subseção de Araraquara da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Esses conselheiros foram eleitos pela população durante as plenárias regionais e temáticas do OP (Orçamento Participativo). São dois conselheiros titulares e dois suplentes para cada região e cada temática.
“O COP é um espaço muito importante dentro do processo do OP. Ele tem a missão de, a partir do que foi escolhido dentro das plenárias, olhar para essas prioridades já eleitas e auxiliar na definição dos valores das obras que irão constar no projeto de lei entregue à Câmara. Irão aprofundar as prioridades eleitas e manter o elo com as regiões. São a ‘ponte’ do governo com os representantes eleitos”, afirma a secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte.
Compete também ao COP acompanhar de que forma as obras e investimentos serão executados: ajudar a elaborar os projetos, fiscalizar a licitação e verificar o desenvolvimento da obra ou do programa.
“A gestão 2017/2018 foi muito aguerrida, trouxe vários questionamentos. A gente manteve uma relação saudável em relação ao Orçamento e à participação popular. É um conselho que cumpriu com seu objetivo e, agora, vamos dar posse ao novo COP”, complementa Juliana.
A atual presidente do COP, Patrícia Ferreira, agradece a todos do Conselho e da Prefeitura pela convivência no último ano. “O COP entrou na minha vida pelo acaso, pela vontade de que meu bairro [Victório de Santi] tivesse um posto de saúde. Acabei sendo eleita conselheira e tive o prazer de ser presidente. Consegui ver a necessidade não só do meu bairro, mas da cidade inteira”, revela.
Patrícia, técnica de enfermagem de formação, diz que aprendeu muito. “Agora sei o que é emenda parlamentar, leis, como funciona o Orçamento. O COP me ajudou a chegar no meu bairro e explicar como é o Orçamento Participativo”, conclui.
A 5ª Subseção de Araraquara da OAB fica na Rua Voluntários da Pátria (Rua 5), nº 1907, no Centro.