Home Geral

Novos rumos para a Estação Ferroviária de Araraquara

476

Estacao FerroviariaO projeto é de extrema valia e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de Araraquara (Compphara)

Entusiasta do transporte ferroviário, o vereador Elias Chediek (MDB) conta com um projeto de restauração de locomotivas da EFA e carro de passageiros da Companhia Paulista que fizeram parte da história da estrada de ferro. Buscando um destino para os trens, o parlamentar se reuniu na Estação Ferroviária na tarde da quarta-feira (30) com representantes do município e da empresa Rumo.

Segundo a gerente de Preservação do Patrimônio Histórico, Alessandra de Lima, o projeto é de extrema valia e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de Araraquara (Compphara) já entendeu que é importante esse tombamento.

O gerente de Operação da Rumo, Rodrigo Verardino, garantiu que a empresa deverá realizar a troca de peças para contribuir com o projeto. “Vamos viabilizar a pintura da locomotiva elétrica. Tentaremos encaixar nas nossas atividades.”

De acordo com Chediek, o projeto envolve quatro veículos, mas foi dada entrada apenas para uma locomotiva, que deve ser finalizada ainda neste ano.

O parlamentar continuará empenhando esforços para que a memória ferroviária de Araraquara seja preservada.

A secretária de Cultura, Teresa Telarolli, e a coordenadora executiva de Acervos e Patrimônio Histórico, Daniela Aquino, também participaram do encontro.