Comprometida com a sociedade em que está estabelecida, de olhos bem abertos para a sustentabilidade – na cidade, no país, no planeta, a HDZ desponta como uma das empresas mais conceituadas do mercado imobiliário.
Quando Celso Haddad abre a boca para falar de Araraquara algo nele se transforma: é como se algum espírito pioneiro se apossasse dele e o transformasse num inflamado porta-voz da cidade. Chega a se exaltar enquanto enumera suas muitas soluções, projetos, perspectivas, ideias e planos. Tudo o que faz pulsar o coração da HDZ Imobiliária e Consultoria Empresarial, a empresa que comanda com os três outros sócios, e que ele gostaria que contagiasse a todos os investidores e empreendedores locais, regionais e – por que não? – nacionais e mesmo internacionais, no sentido de dar a Araraquara o futuro e o desenvolvimento sustentáveis que a cidade merece e comporta.
A HDZ vê a cidade como um terreno fértil demais, onde semear sonhos equivale a ter a certeza de boas safras. Por isso pratica em tempo integral a avaliação de novos negócios e está francamente aberta a formas inovadoras de realizá-los, sejam imobiliários, a primeira vocação dos irmãos Haddad, sejam de consultoria, especialidade do sócio Catuto. Para o pessoal da HDZ sonhar, portanto, não é uma questão de querer o impossível, mas, ao contrário, trata-se de perseguir o óbvio.
Para uma empresa tão jovem, apostar na cidade jamais significou considerar correr algum risco. Sempre foi, e no que depender dos três Haddads e do Zambon, sempre será a crença e a missão que os move.
NOVOS TEMPOS, NOVAS IDEIAS: INOVAR É PALAVRA DE ORDEM
Há exatos três anos a HDZ nasceu dessa necessidade vital – característica que está no sangue, herdada do patriarca Chafik – de trabalhar pela cidade, de criar condições para sonhos se realizarem, de estabelecer laços claros entre o empreendedorismo e a cidadania.
Por isso nunca pense na HDZ, Imobiliária e Consultoria Empresarial, apenas como uma empresa que vende e aluga casas e terrenos, lotes, condomínios, escritórios ou apartamentos. Sim, está envolvida e comprometida com esses negócios também, aliás, com a eficácia e a experiência adquiridas ao longo de mais de trinta anos de mercado e reconhecidas em toda a região. Mas não só.
Desde o início de 2015, quando os irmãos Haddad – Celso, Doca e Beto, mais o amigo e consultor Catuto – abriram as portas da HDZ para os mercados local e regional, um claro objetivo os norteou e uniu: manter os pés fincados no chão e a cabeça nas nuvens, tecendo ideias que gerassem novos modelos de negócios e criassem competências inovadoras em áreas pouco afeitas a inovações, como a imobiliária e a de consultoria.
A MARCA HDZ SE CONSTRÓI A CADA NOVO EMPREENDIMENTO
Somente três anos depois de criada, a HDZ, mais do que um “player” respeitável, com peso indiscutível no mercado imobiliário, é uma marca, hoje, plenamente consolidada. Sua expressiva participação nos empreendimentos mais importantes da cidade apenas confirma o dinamismo de uma atuação cada vez mais intensa. A marca está presente nos lançamentos atuais mais relevantes, como o Edifício Attuale, da Bild; o Residencial Volpi e o Vistas do Horto, da NR; ou o Quatro Residence e o Tríade, da Avelar Couto, bem como no Spot Residence Miami, da AVR; Cedros do Campo, Modal; Quinta do Salto, Grupo CEM, Altos do Jardim Botânico, da WKS e Jardim São Bento, da RPS.
Mas os lançamentos futuros também estão constantemente na mira dos Haddad, justamente por fazerem parte da estratégia “agadeziana” de apoiar todos os impulsos de desenvolvimento gerados na cidade. Entre esses empreendimentos estão os edifícios La Vie e Cristóvão Colombo, ambos da Bild; o Smart Dom Pedro, da Avelar Couto;o Tivoli, da Zituni; o edifício e o condomínio de lotes da Stefani Nogueira, e ainda o condomínio da Pagano.
ARARAQUARA NO CORAÇÃO E OS OLHOS ABERTOS PARA O MUNDO
Na outra ponta, no ramo das consultorias empresariais, a demanda, segundo Catuto, tem sido cada vez mais frequente, na medida em que os empresários e clientes vão descobrindo as vantagens de contar com profissionais especializados na intermediação de negócios e tomadas de decisões estratégicas.
No planejamento e desenvolvimento da expansão de redes varejistas, por exemplo, o destaque vai para as dez novas lojas dos Supermercados São Vicente, a serem inauguradas até 2023, nas cidades de Piracicaba, Sorocaba, Jundiaí, Campinas e São Paulo. Mas a atuação da HDZ abrange ainda, na área da consultoria, desde a captação de recursos financeiros até gestão patrimonial, sem esquecer a implantação de plantas industriais, como foi o caso da Caldo Nobre Alimentos, em Valinhos. Atualmente, quatro importantes operações estão em curso em Ribeirão Preto, em avançado processo de finalização.
Hoje a HDZ Consultoria já conta com escritórios associados em São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Americana e Curitiba, mas a ideia é expandir para todas as cidades acima de duzentos mil habitantes.
Esse tipo de atuação, ao mesmo tempo dinâmica e planejada, tem ampliado muito os horizontes da empresa, levando a bandeira HDZ cada vez mais longe – mas, claro, sem nunca se distanciar da origem e do compromisso com Araraquara.
Aliás, como parte desse compromisso, duas grandes surpresas, que vão movimentar a cidade e dar o que falar, estão no radar da HDZ e serão anunciadas em breve. A primeira delas, da qual já se ouvem fortes rumores, está ligada a uma conhecida loja de departamentos. A outra, diz respeito a uma não menos famosa e importante universidade.
Segundo os sócios, quando não se impõem limites para sonhar, jamais surgirão empecilhos para realizá-los. Se surgirem obstáculos, “estamos aí para removê-los”.
CONSCIÊNCIA SOCIAL NÃO É SÓ BANDEIRA, É OBRIGAÇÃO
Mas as atividades da HDZ não se limitam a stands de vendas, contratos de aluguéis ou reuniões com empresários. Quando se tem o compromisso de viabilizar, construir e administrar sonhos, eles podem estar florescendo nas ruas, nas periferias, e é preciso organizá-los para que aconteçam.
A Copa HDZ/SESC de Basquete é exemplo dessa preocupação. Nos últimos três anos abraçada pela HDZ, desde 2004 Celso Haddad lidera essa parceria com o professor Gilberto Paganini Marin, o Gil, com apoio do Sesc. A Copa é um programa totalmente dedicado a jovens e crianças e tem como principal objetivo integrar esse jovem capital humano através do esporte. No caso, o basquete, cujos principais fundamentos são justamente a motivação, a perseverança e a autoestima – atributos fundamentais para construirmos um futuro mais promissor para a cidade e para o país.
Assim, comprometida com a sociedade em que está estabelecida, de olhos bem abertos para a sustentabilidade – na cidade, no país, no planeta –, a HDZ vai construindo uma história de amor a Araraquara, seu lar e raiz. Com os dois pés no futuro e um olhar carinhoso para o passado e para com todos os pioneiros que plantaram as primeiras sementes da cidade dos nossos sonhos.