Importante ferramenta utilizada para o desenvolvimento da pessoa com deficiência é o Judô Precoce, da Associação Sociocultural Koinonia, em Brasília, trabalho social de um araraquarense hoje radicado no Disitrito Federal
O araraquarense Paulo Rodrigues Affonso Filho, de 34 anos, carinhosamente tratado por amigos e familiares por Paulinho, vive hoje em Brasília. Ele sempre teve fortes inclinações para o esporte e isso o levou a se formar no curso Superior de Tecnologia em gestão desportiva e lazer, no Distrito Federal.
Desse interesse nasceu a coordenadoria de várias atividades, antes mesmo de se formar, como as atividades ligadas ao Basquete no Clube da Vizinhança, localizado na asa sul de Brasília.
Dentro de todo este processo de aperfeiçoamento e capacitação, ele participou de seminários, campeonatos, curso como mesário da Federação de Basquete de Brasília (FBDF), além de integrar equipes que praticam natação e musculação.
Membro atuante na Igreja Batista Koinonia, Paulinho assumiu várias funções no Ministério Infantil da entidade, promovendo viagens missionárias e eventos comunitários. Neste contexto então, engajou-se no projeto de inclusão de crianças especiais, através da prática do Judô, auxiliando o professor André Pereira, na Associação Sócio Cultural (ASK).
Um dos eventos marcantes para Paulinho e que o faz continuar a lutar por seus projetos e causas sociais levando o esporte como referência, foi estar junto ao ex-jogador e Senador, Romário Faria em um evento no Senado “Ninguém fica para trás”.
Segundo Paulinho Affonso, um projeto que já completou sua oitava edição em março de 2019, foi promovido por Romário para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down. Na ocasião uma das palestrantes foi Lianne Collares, diretora de Relações Públicas das Associações de Síndrome de Down. Ela enfatizou: “Não coloque limites nos seus sonhos, coloque fé”.
E com fé, segue Paulinho certo de que seu trabalho voluntário junto a crianças no projeto “Judô Precoce”, poderá certificar-lhe excelência, mas sua disposição em ajudá-los em todas as áreas, já lhe confere tal comenda na busca de cada sonho e propósito que nasçam em seu coração.
Vários são os depoimentos de amigos que seguem com ele na mesma causa e afirmam que seu trabalho junto à entidade é de suma importância, que trata a todos com carinho e atenção, que pensa mais no próximo, que em si na maioria das vezes. Com seu jeito alegre e brincalhão e coração enorme, conquistou a todos, onde até mesmo nos pequenos detalhes demonstra carinho e afeto, “uma pessoa rara”, são unânimes os amigos em dizer.