Home Geral

Piscina Aquecida entra no Orçamento 2020 para atender pessoas com deficiência

153
Deficientes 153

Demanda será incluída no Orçamento de 2020 da Prefeitura para planejamento e execução; encontro foi realizado no Centro Internacional de Convenção, nesta semana

Deficientes 153Encontro realizado nesta semana no Cear para definição das propostas

A plenária temática das Pessoas com Deficiência do Orçamento Participativo elegeu como prioridade a implantação de uma piscina aquecida, coberta e de uso exclusivo de pessoas com deficiência para hidroterapia e outras atividades aquáticas. A reunião foi realizada no Centro Internacional de Convenção nesta quarta (19).

Ao todo, 74 pessoas participaram da plenária, debateram suas prioridades e votaram em três opções de demandas levantadas pelo público. A piscina exclusiva venceu com 47 votos e será colocada no Orçamento de 2020 da Prefeitura para planejamento e execução.

“Se queremos governar para uma cidade que respeite toda a população, as plenárias temáticas são muito necessárias. Queremos políticas públicas para toda a população de Araraquara. Nós temos que dar visibilidade às pessoas com deficiência, fazer as políticas públicas chegarem”, disse o prefeito Edinho na abertura da plenária.

Após o resultado, a assessora de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Elisa Santos, explicou a importância da demanda vencedora. “A piscina é essencial principalmente pela hidroterapia, pensando na saúde das pessoas com deficiência. É um grande avanço para o município e para a região”, declarou Elisa.

Ainda estiveram na plenária os vereadores Roger Mendes (Progressistas), Paulo Landim (PT), Toninho do Mel (PT) e Edio Lopes (PT); secretários, coordenadores e gestores municipais; o gerente de Reabilitação, Luiz Armando Garlippe; além de representantes de entidades e associações que atendem pessoas com deficiência.

PRÓXIMAS PLENÁRIAS

A próxima plenária temática do OP será a da Igualdade Racial, na próxima quarta-feira (26), às 19h, na Biblioteca Municipal.

Outras três plenárias também estão agendadas: Mulheres (29 de junho, 9h30, no Centro de Referência da Mulher), LGBTQIA+ (4 de julho, 19h, no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+) e a Plenária da Cidade (10 de julho, 19h, no Teatro Wallace).

Para a Plenária da Cidade, serão debatidas propostas que beneficiem todo o município e que estejam entre os três temas mais votados no OP Digital.

Para escolher um tema prioritário, basta entrar no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br), clicar no banner do OP Digital e votar em uma das opções: Saúde, Zeladoria da cidade, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Qualificação profissional, Programa de combate à pobreza, Segurança Pública, Programa de combate às drogas, Programa para crianças e adolescentes, Saneamento, Trânsito, Esporte e Transporte público.