Home Geral

Quadra de futebol society vai corrigir injustiça no Valle Verde, diz prefeito

203

Valle Verde FutebolDia de euforia para criançada do Valle Verde

Em uma manhã especial no Residencial Valle Verde, no sábado (18), a Prefeitura inaugurou a quadra de futebol society “José Laurindo”, que, na prática, é o primeiro equipamento público de lazer para os jovens daquela região.

A quadra integra convênio com o “Programa 100% Esporte Para Todos”, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. O Estado montou o campo e a Prefeitura ofereceu o terreno, a terraplanagem, a base de concreto, as ligações de água e energia e a manutenção do espaço.

A quadra se chama José Laurindo em homenagem feita pelo vereador Zé Luiz (PPS). José Laurindo, conhecido como Zezinho do Santana, morreu em janeiro deste ano e foi um conhecido atleta e treinador de equipes de futebol amador na cidade.

“Essa quadra é de vocês. Não é da Prefeitura. Cuidem dela e não deixem ninguém destruir. Os moradores da região do Valle Verde merecem dignidade e acesso a todos os serviços públicos. Essa quadra é a primeira iniciativa para corrigir uma situação de injustiça. Aqui vai ter uma escola, vai ter uma creche. Nós vamos corrigir, podem ter certeza”, afirmou o prefeito Edinho aos moradores.

Até a inauguração da quadra, os únicos equipamentos públicos na região do Valle Verde (onde cerca de 20 mil pessoas moram) eram a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) — este último implantado em uma residência que estava desocupada, após autorização da Caixa, em caráter emergencial.

O prefeito recordou que um convênio com o Governo do Estado garantiu a construção de uma escola de ensino fundamental e de um CER (Centro de Educação e Recreação) na região do Valle Verde, com as obras começando nos próximos meses. O convênio foi assinado no mês passado.

O vereador Zé Luiz destacou que Zezinho do Santana ajudou na formação de milhares de cidadãos de Araraquara e lembrou a importância da quadra para os moradores. “Quem investe em esporte economiza em saúde. O prefeito Edinho pensa na população e trabalha para o social. Estamos aqui para ajudar a melhorar a cidade”, declarou o vereador.

O secretário de Esportes e Lazer, Everson Inforsato, o Dicão, também pediu para os moradores do Valle Verde cuidarem da quadra. “Se a comunidade ajudar a gente a conservar, esse espaço vai ficar aqui por muito tempo”, revelou.

Representando a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Maria Aparecida Forte Araújo agradeceu ao prefeito Edinho pela parceria e informou que o “Programa 100% Esporte Para Todos” já chegou a mais de 200 municípios paulistas.

Em nome de José Laurindo, seu filho José Antônio Laurindo Júnior agradeceu a todos pela homenagem. “Falar do Zezinho é falar de futebol, é falar do campeonato amador. É uma homenagem muito importante. Foi um grande homem e que ajudou muito o nosso esporte”, afirmou.

Ainda estiveram no evento os vereadores Paulo Landim (PT) e Toninho do Mel (PT); a moradora Cristina Pinheiro dos Santos, representando os moradores do Valle Verde; a presidente da Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara), Milena Pavanelli; além de outros secretários e coordenadores municipais e familiares de José Laurindo.

AVANÇO

Entre os esportistas do Valle Verde, o sentimento é de alegria pela nova quadra de futebol society. O jovem Bruno Alex Dias, de 23 anos, gosta de bater uma bolinha com os amigos e não tinha onde jogar no bairro.

“Antes, a gente nem jogava bola, porque não tinha esse espaço. Agora está legal e facilitou bastante a nossa vida, tirando os jovens da rua. Melhorou bastante. Eu, mesmo, não tive isso na minha infância. Os jovens têm que agarrar essa oportunidade”, revela Bruno.

O monitor das Escolinhas de Esportes que trabalha no Valle Verde, José dos Anjos, conhecido como Toco, também explica como essa quadra irá contribuir para a qualidade de vida da população.

“Com essa quadra, duas ou três horas que o moleque fica com a gente, ele está deixando de ver coisas ruins na rua e está vendo coisas boas”, afirma Toco. “Antes de o moleque ter o sonho de ser um atleta, vou colocar na cabeça deles que existe um cidadão de bem para a vida. Esse é o meu trabalho”, conclui.