Em Araraquara a inauguração foi anunciada pelo presidente das empresas Randon, David Abramo Randon, o COO das montadoras das empresas Randon, Alexandre Dorival Gazzi, o diretor da Randon Araraquara, Sandro Adolfo Trentin e o coordenador de produção da Randon Araraquara, Wagner Luis Piola. A empresa tem a previsão de chegar a 2 mil funcionários.
A Randon é a maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina e está entre as maiores do mundo. A unidade de Araraquara será a quarta das empresas Randon e tem investimentos totais estimados em R$ 100 milhões. Na nova unidade serão fabricados vagões e semirreboques canavieiros. Nesta primeira etapa foram recrutados trabalhadores para as funções de montador soldador, pintor e almoxarife.
“Estamos felizes e aguardamos que o mercado de caminhões continue em trajetória positiva”, disse David Abramo Randon, em outubro do ano passado, lembrando que os primeiros sinais de melhora apareceram em meados de 2017. As vendas de semirreboques atingiram recorde de 70 mil unidades em 2013 e despencaram para 23 mil em 2016.
Com a inauguração da fábrica de Araraquara, localizada estrategicamente em uma região vocacionada para o plantio de cana-de-açúcar e com fácil acesso rodoviário e ferroviário, a Randon fortalece sua atuação no Brasil e América do Sul, passando a contar agora com quatro unidades industriais – as demais estão em Caxias do Sul (RS), Chapecó (SC) e na Argentina.
O foco de todos os lançamentos, segundo Randon, é justamente o de oferecer produtos mais leves, que contribuam para redução de consumo de combustível e que reduzam os gastos dos transportadores com manutenção. Na linha de semirreboque basculante, o destaque é para o lançamento da nova basculante 30m³ para o transporte de minerais como a areia e a brita, destinada a aplicações severas, de alta exigência para veículo e carga.