A reforma do CER Álvaro Waldemar Colino, no Jardim das Estações, foi a escolha vencedora da plenária da Região 7 do Orçamento Participativo e irá entrar no Orçamento da Prefeitura para 2019.
A reunião foi realizada na EE Antônio Bueno Filho, no Jardim Pinheiros, na noite de quinta-feira (24), e reuniu moradores das sub-regiões do próprio Jardim Pinheiros e do Parque São Paulo.
Ao todo, 209 pessoas participaram da plenária e tiveram quatro opções de voto. A reforma do CER venceu com 145 votos. “Vocês têm direito à voz e ao voto para decidirem que caminho a região deve tomar”, afirmou a secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, representando o prefeito Edinho.
O vereador Toninho do Mel (PT), representando a Câmara, e a deputada estadual Márcia Lia (PT) também usaram a palavra e ressaltaram a importância da participação popular, desejando a todos uma boa plenária. “O Edinho voltou com o OP porque a cidade não tem donos”, disse o vereador. “Que a gente possa decidir o que é melhor para esta região”, destacou a deputada.
Ainda participaram da plenária os vereadores Thainara Faria (PT) e Edio Lopes (PT), além de secretários e coordenadores municipais.
Em 2017, a ação escolhida para a região foi a revitalização das margens do Ribeirão do Ouro, que passa entre o Parque São Paulo e o Parque Gramado. Já foi aberta licitação para contratação de estudo sobre a área a ser recuperada e, em seguida, será elaborado o projeto de recuperação.
REPERCUSSÃO
Diretora do CER Álvaro Waldemar Colino há 22 anos, Sandra Aparecida de Paula Silva relata a importância da vitória no OP. “É garantir a qualidade pedagógica, da merenda e estrutural para atender melhor as crianças. A unidade apresenta rachaduras, pisos soltando. É preciso adequar os banheiros e ampliar a cozinha, já que atendemos 335 crianças e 250 delas são do período integral”, afirma.
“É muito importante a participação da comunidade nas ações da Prefeitura e a gente decidir o que vai ser feito no nosso bairro. A gente viu como está o CER do Jardim das Estações e que a necessidade será ali”, disse o analista de suporte logístico Fábio Júnior de Oliveira, que tem uma filha estudando naquele CER.
Para a promotora de vendas Marília Gabriela Somenzari Spreafico, a obra será essencial. “Vai ser importante para o CER, para as mães e para as crianças que estão lá”, relatou, ao lado do filho, que frequenta a unidade.
PRÓXIMAS PLENÁRIAS
As próximas plenárias do OP serão na próxima semana. Na segunda-feira (28), às 19h, no salão de festas da Paróquia do Carmo, os moradores da Região 4 (sub-regiões do Jardim Universal, do Santana e do Jardim Santa Lúcia) irão escolher uma obra ou investimento para 2019.
Na quarta (30), às 19h, é a vez da Região 1, com plenária na EMEF Ruth Villaça Correia Leite Cardoso, no Jardim Maria Luiza. Irão participar moradores das sub-regiões do Vale do Sol e do Jardim Maria Luiza.