A cena será totalmente povoada por tipos da rua, figuras invejadas e temidas, presenças notórias e personalidades religiosas. Afinal, está justamente nesses encontros e desencontros o mote do premiado espetáculo de rua “As Presepadas de Damião: de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo”. Assinada pela Damião e Cia. de Teatro, de Campinas-SP, a montagem será encenada neste sábado, 19 de maio, às 10h, na Praça Pedro de Toledo. A entrada é franca.
Amparada pelo edital Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas para a Rua, do ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), a turnê batizada de Damião Faz Anos passará por 15 cidades do interior de São Paulo: Araraquara, Araçatuba, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
O espetáculo nasceu de uma vontade unânime da trupe: trabalhar na rua. Por meio do diretor da montagem, Mario Santana, o grupo conheceu o conto medieval O Ferreiro e a Morte (popularmente reconhecido como O Homem Que Engana a Morte), o embrião da atual montagem. “Tivemos bastante liberdade para alterar essa dramaturgia a nosso bel-prazer. Mantivemos um pouco a estrutura de entrada das personagens, mas o texto e como as coisas acontecem durante o espetáculo foram bastante modificadas nos ensaios. Foi nesse ponto que chegou a necessidade de se apropriar da literatura de cordel e das manifestações populares brasileiras”, destaca o ator Rodrigo Nasser.
Em As Presepadas de Damião, a plateia atenta aprecia fortemente duas: o Cavalo-Marinho (Zona da Mata de Pernambuco) e a Folia de Reis (Sudeste). Da primeira, o espectador reconhece a musicalidade, as danças apresentadas, os jogos de palavras, a ponte entre o lírico e o escracho (sagrado e profano), a entrada das figuras numa roda e as próprias personagens, como Capitão (Narrador) e Damião. “A própria corporeidade do Damião está entre essas duas manifestações. Fiz dele um híbrido. Ele tem algo do Mateus, do Cavalo-Marinho, e do Negro, uma das figuras da Folia de Reis. Da Folia, também buscamos algumas estruturas em versos”.
A história – Inspirada no conto medieval O Ferreiro e a Morte e na mitologia católica, principalmente a oriunda da literatura de cordel, o espetáculo de rua As Presepadas de Damião narra o encontro de um tipo popular com duas figuras ilustres: Menino Jesus e São Pedro. “Em agradecimento à hospitalidade, Damião recebe a prenda de três pedidos e acaba alterando o ciclo natural das coisas ao impedir que A Morte cumpra sua sentença. Trata-se da saga de um anti-herói, símbolo de todos os sobreviventes de nosso país, que, dia após dia, engana a morte à sua própria maneira”, conta Rodrigo.
A trupe – Inspirada pela teatralidade do ator na rua, a Damião e Cia. de Teatro nasceu em 2012, em Barão Geraldo, distrito de Campinas. A partir do olhar apurado de atores egressos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, o grupo passou a investigar as manifestações populares do Brasil. Em 2012, após íntima aproximação do Cavalo-Marinho e da Folia de Reis, a trupe estreou o espetáculo As Presepadas de Damião: de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo. Um ano depois, em Estrela da Madrugada: a história de um palhaço apaixonado, o grupo se enveredou pelo universo das pantomimas clássicas e da essência do circo-teatro brasileiro.
SERVIÇO
Espetáculo de rua “As Presepadas de Damião”
Local: Praça Pedro de Toledo – Centro de Araraquara
Data: Sábado (19/05)
Horário: 10 horas
Entrada franca
Classificação etária: 12 anos
Informações: www.damiaoeciadeteatro.com.br