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Sem novos contratos, Hyundai Rotem demite funcionários em Araraquara

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A empresa que matinha cerca de 130 funcionários, hoje tem apenas 60, e muitos foram realocados para São Paulo onde trabalham na manutenção de trens.

Hyundai 92Sede da empresa em Araraquara, apenas para manutenção dos vagões

A Hyundai Rotem investiu R$ 120 milhões na fábrica de Araraquara, cidade que foi escolhida por estar em uma localização estratégica. A unidade que atenderia o Brasil e toda a América Latina está localizada na SP-255 (Rodovia Antônio Machado Sant´Anna), em uma área de 150 mil m² , sendo a segunda maior planta da empresa no mundo. A capacidade de produção é de 200 vagões por ano, com geração de cerca de 130 empregos.

O ultimo contrato da Hyundai Rotem com a CCR Metrô Bahia, concessionária do metrô em Salvador, previa a entrega de 136 carros (34 trens). A montagem começou em 2015, em um dos barracões da Iesa e depois os trabalhos foram transferidos para a nova unidade, às margens da Rodovia Antônio Machado Santana (SP-255). A entrega foi feita em 26 de abril de 2018, contando com a presença do prefeito Edinho Silva (PT), no evento, que aconteceu na capital baiana.

Outro contrato também entregue, no mesmo período  foi com o governo do estado São Paulo.

Segundo funcionários demitidos da empresa, em novembro de 2018, eles foram avisados por superiores que a Hyundai Rotem iria encerrar suas atividades na cidade, visto que, os contratos que mantinha com Salvador e São Paulo, já haviam sido concluídos, e nenhum outro para a construção de trens fora assinado.

Embora tenha sido procurado nesta segunda-feira (04) pelo nosso portal, somente na manhã desta terça é que houve a manifestação do advogado da empresa, Fábio Schalch, argumentando que “a Hyundai Rotem Brasil nunca informou a seus funcionários que iria encerrar suas atividades na cidade de Araraquara”.

Aqui, o que se sabe, é que a empresa foi demitindo em doses homeopáticas e até o final de dezembro cerca de 70 funcionários já haviam deixado suas funções. Muitos coreanos, que vieram para trabalhar na nova planta, já voltaram para seu país de origem.

Ainda segundo os funcionários, a empresa mantém na capital paulista um escritório, de onde comandam a manutenção de vagões produzidos por eles.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Araraquara – Paulo Sérgio Frigeri, afirma que ainda há cerca de 60 funcionários na fábrica, mão de obra especializada para manutenções; disse ainda, que a empresa fechou um contrato para manutenção em outros trens em São Paulo e que muitos funcionários foram transferidos para a capital.

Ele destacou que no final do ano de 2018, reivindicou uma reunião com a direção da empresa para explicações quanto ao futuro da Hyundai Rotem, pois naquele momento eram muitos funcionários preocupados com as alterações na fábrica.

Em sua nota Fábio Schalch salienta que – jurídico e recursos humanos, são departamentos independentes dentro da Hyundai, mas sabe que “o contrato recentemente assinado de manutenção de trens em São Paulo deverá terminar em 2022/2023 e não 2019 conforme informado”. Ambos os departamentos contudo, estão próximos por questões dos acertos trabalhistas.

O que se observa é que a empresa pelos investimentos realizados vem insistindo em manter a planta na cidade, apostando em novos contratos e investimentos no setor pelo novo governo.