O Instituto de Química de Araraquara organiza, na próxima terça-feira, dia 11 de setembro, um espaço para palestras e debates sobre suicídio e suas principais causas, uma iniciativa alinhada com a campanha nacional Setembro Amarelo. O encontro acontece no Anfiteatro 1 do IQ, a partir das 9h da manhã.
O Setembro Amarelo é uma campanha que ocorre em todo o Brasil desde 2014 durante o mês de setembro e tem como principal objetivo ressaltar a necessidade da prevenção do suicídio.
Segundo dados do CVV (Centro de Valorização da Vida), apenas hoje, até o final do dia, 32 brasileiros vão morrer por suicídio. Trata-se de uma questão de saúde pública – nove em cada dez destas mortes poderiam ser evitadas se a pessoa que passava por um transtorno mental naquele momento tivesse recebido ajuda a tempo
A ideia central ao promover este evento no IQ-Unesp é abrir espaço para debates sobre suicídio e suas principais causas, além de divulgar o tema e alertar a população e os estudantes sobre a importância de sua discussão, de se buscar ajuda e de dar atenção a quem está à sua volta. A proposta do evento é sensibilizar e conscientizar a população sobre os altos índices de suicídio e transmitir a ideia de que estas mortes poderiam ter sido evitadas com ajuda adequada.
As tentativas de suicídio são mais comuns entre os jovens que estão enfrentando situações de conflito interpessoal e têm menor estabilidade emocional e mais impulsividade.
Entre as principais causas de crises que poderiam desencadear o suicídio entre jovens estão baixa autoestima, histórico de abusos (incluindo o bullying), problemas para lidar com a própria sexualidade e reflexos da superproteção.