Home Geral

Thainara e Roger prestam contas ao Conselho LGBT

167

Vereadores apresentaram as ações que têm realizado em seus mandatos

Thainara 99Thainara durante exposição do trabalho realizado

Em reunião realizada no Plenarinho da Câmara Municipal na semana passada, os vereadores Thainara Faria (PT) e Roger Mendes (Progressistas) apresentaram ao Conselho LGBT da cidade as ações voltadas à causa que têm desenvolvido ao longo de seus mandatos na Casa de Leis.

A assessora de Políticas LGBT, Filipa Brunelli, relatou o impacto sofrido pela comunidade LGBT com as diversas mudanças na esfera federal e que busca entender o que tem sido feito pelos parlamentares do município. Falou também sobre a rotatividade e esvaziamento no Conselho, que deverá ser resolvido com as eleições de junho.

Thainara enfatizou que seu mandato defende mulheres, negros, LGBTs, deficientes, crianças e adolescentes. “Essas são minhas pautas prioritárias, mas busco atender toda cidade de Araraquara.”

A vereadora apresentou as ações desenvolvidas nos seus dois anos de mandato, como o Dia Municipal de Mobilização pelos Direitos Humanos (Lei nº 8.883/2017), Exposição Cidadania LGBT, participação na Parada LGBT de Araraquara, articulação para aprovação do Plano Municipal de Políticas para a População LGBT, 18º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, participação na 22ª Parada LGBT de São Paulo, participação na II Semana de Sexualidade e Gênero “Luana Barbosa dos Reis”, 17º Ciclo de Debates – Mesa: Gênero e Preconceito, Mesa de Vivências da Câmara Municipal de Araraquara, 14º Prêmio Diversidade Arco-Íris, Curso de Capacitação para Árbitros e Staff, ações de conscientização coletiva, reunião com a diretoria da Parada LGBT de São Paulo, Dia do Orgulho LGBT em Araraquara, além do Requerimento nº 1.861/2018, solicitando à segurança pública municipal propostas para o combate à violência e à insegurança da comunidade LGBT que estuda, trabalha e reside nas regiões das moradias escolares e dos bairros Machados, Campus Ville e Vila Bela Vista. “São ações que desenvolvemos junto e para a comunidade LGBT”, pontuou.

Mendes lembrou que está envolvido com a causa desde 2006. “Entendo que o avanço não pode ser desprezado, mas foi pequeno. Foram feitas várias ações, porém o preconceito ainda fala mais alto. Percebemos que tudo relacionado à questão gera discussão. Travamos grande batalha para defender a pauta.” O vereador foi autor da lei que instituiu e incluiu no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara o “Dia Municipal de Combate à LGBTFobia, a ser celebrado anualmente no dia 17 de maio, e representou o Legislativo no lançamento da cartilha “Construindo a Cidadania LGBTQIA+ em 200 anos de Araraquara”. “A cartilha foi extremamente positiva. São conquistas que possibilitam uma qualidade de vida melhor às pessoas”, entende Mendes. Como completou Thainara, “também foi importante para o curso no qual capacitamos árbitros e staff para os jogos universitários”. Filipa esclareceu que a cartilha ainda passará por atualização e sobre a importância de dar visibilidade à pauta.

“Estamos à disposição, de acordo com as nossas limitações, mas podemos conversar com deputados, buscar emendas. Estamos cientes também que todos os recursos voltados à causa são sempre questionados”, finalizaram os vereadores.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres e do Centro de Referência da Mulher “Heleieth Saffioti”, Amanda Vizoná, e o assessor de Políticas para a Juventude, Guilherme Floriano, também participaram do encontro.