Home Geral

Unesp Araraquara quer homenagear químico escritor que faria 100 anos em 2019

131

Pesquisadores elaboram projeto para exposição sobre Primo Levi

Primo Levi 150Primo Levi, faria 100 anos em 2019

Químico, escritor, sobrevivente do campo de concentração de Aushwitz e sensível à causa dos Direitos Humanos, o italiano Primo Levi é o tema de um projeto de exposição elaborado pelo grupo de pesquisadores da área de Educação em Química de Araraquara. A equipe colocou no ar uma vaquinha virtual para viabilizar o projeto ainda no segundo semestre de 2019.

O projeto foi detalhado na página que o grupo de pesquisadores colocou ar na plataforma Catarse.me para arrecadar recursos que viabilizem a exposição: https://www.catarse.me/um_quimiscritor_no_museu_cd81.

Primo Levi foi um quimiscritor italiano e judeu que se formou em química. Em plena II Guerra Mundial e com 24 anos, Levi foi capturado pela milícia nazista e levado ao campo de concentração de Auschwitz como prisioneiro. Lá, ele trabalhou em um laboratório de química, fato que considerou ter sido fundamental para a sua sobrevivência.

“Essa experiência fez com que ele se tornasse um militante e defensor dos Direitos Humanos até o fim da sua vida”, explica a professora Luciana Massi, no vídeo produzido para divulgar a campanha virtual. Luciana é docente do Departamento de Didática da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências de Bauru.

A ideia é que a exposição seja realizada no Centro de Ciências vinculado à Unesp de Araraquara e seja aberta a visitação de escolas e da comunidade externa em geral. O grupo defende que museus de ciências, por meio de suas exposições são capazes de ensinar, divulgar e comunicar ciências, buscando despertar o interesse do público visitante pelos diversos campos científicos.

As doações começam a partir do valor de R$ 10 e também será criado um espaço virtual no formato de blog para que pessoas que não possam visitar a exposição presencialmente também possam ter contato com o material.

Mais informações podem ser obtidas na página do Facebook (https://www.facebook.com/quimiscritor/) e pelo e-mail expoprimolevi.unesp@gmail.com.