Home Geral

Vacina da Oxford apresenta novos resultados positivos

Imunizante gerou resposta imunológica ‘robusta’ em jovens e idosos

43
Gripe vacina

Desenvolvido pela Universidade de Oxford, o protótipo de vacina contra o coronavírus produziu resposta “robusta” imunológica em jovens e idosos. Além disso, as reações adversas foram menores entre as pessoas mais velhas. É o que anunciou nesta segunda-feira, 26, a farmacêutica AstraZeneca, parceira da instituição acadêmica.

Conforme os pesquisadores, a vacina ativa anticorpos protetores e células T (responsáveis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos) em grupos de idade avançada. Os detalhes da descoberta devem ser publicados em breve, em um jornal científico.

Testes de sangue de imunogenicidade realizados em participantes mais velhos complementam dados divulgados pelos pesquisadores em julho deste ano, que já mostravam que a vacina gerou “respostas imunes robustas” em um grupo de adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos. “Os resultados trazem ainda mais o corpo de evidências para a segurança e imunogenicidade da AZD1222 (nome oficial da vacina)”, afirmou um porta-voz da AstraZeneca, em entrevista à agência de notícias Reuters. A vacina da Oxford é uma das apostas do governo do presidente Jair Bolsonaro.