Home Grandes Momentos

Vamos visitar o Museu da Rapadura no nordeste brasileiro

Projeto Cultural da TV RCIA / TV Brasil / Agência Brasil

23

O programa Conhecendo Museus apresenta o décimo episódio inédito da nova temporada nesta sexta (19), às 7h15, na TV Brasil, com um passeio no Museu da Rapadura. O espaço, que fica na cidade de Areia, a 120 km de João Pessoa, na Paraíba, revela curiosidades sobre o processo de fabricação desse doce.

O Museu da Rapadura é sediado em uma das principais cidades da região do brejo paraibano. O município, com cerca de 30 mil habitantes, possui o primeiro campus universitário de todo o interior da Região Nordeste. No local funciona o centro de ciências agrárias da Universidade Federal da Paraíba e suas modernas instalações dividem espaço com a natureza e a história.

A universidade guarda dois grandes tesouros da história do país: a Casa-Grande e o Engenho onde hoje funcionam dois museus, entre eles o Museu da Rapadura, instalado em 1978. A Casa-Grande e o Engenho são edifícios que pertenceram ao antigo engenho da várzea.

A produção exibida pela emissora pública mostra que os prédios são exemplares mais antigos do brejo. O Conhecendo Museus destaca os elementos característicos preservados após o projeto de restauro, executado em 1979.

O Engenho documenta a evolução do processo produtivo da confecção da rapadura e da cachaça. Os equipamentos e os meios de transporte que estão no local chamam a atenção dos turistas que visitam a região.

O museu resgata todo o processo arcaico em que se para a fabricação dos derivados da cana-de-açúcar, fonte de poder e dominação do Brasil colonial. A atração mostra a velha almanjarra movida pela força dos escravizados, passando pelas formas do açúcar mascavo até o velho alambique de barro até o processo industrial da produção da cachaça e da rapadura, como a moenda movida a óleo diesel.