O ex-vereador de Araraquara, Ronaldo Napeloso, de 61 anos, segue preso desde a noite desta terça-feira (09), após ser detido pela Polícia Militar. Ele teve a prisão determinada para cumprimento de pena de mais de 11 anos e 8 meses em regime fechado por lavagem de dinheiro, sendo encaminhado à Cadeia de Santa Ernestina.
Segundo consta o ex-vereador foi localizado no Jardim São Rafael II, em Araraquara e com ele os policiais apreenderam R$ 22,5 mil em dinheiro vivo.
Investigação: O político era alvo de investigações desde 2013 por um esquema de desvio de verbas públicas que foi estimado em cerca de R$ 1 milhão.
QUEM É RONALDO NAPELOSO
Ronaldo Napeloso nasceu em 10 de fevereiro de 1965 em Araraquara/SP, onde fez seus estudos primários e secundários e por vários anos atuou como assessor parlamentar tendo exercido também a profissão de ferroviário.
Napeloso iniciou sua vida política como vereador eleito para a 12ª Legislatura de 1997 a 2000.
No primeiro mandato, foi eleito para exercer o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora no ano de 2000.
Foi reeleito vereador para a 13ª Legislatura de 2001 a 2004. Novamente se elegeu para a 14ª Legislatura de 2005 a 2008, chegando ao cargo de presidente da Câmara para o período de 2005 a 2006.
Em 2007, foi eleito para o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora e, ainda nesse ano, eleito vice-presidente no biênio 2007/2008.
Reelegeu-se para a 15ª Legislatura de 2009 a 2012 e foi eleito novamente para o cargo de presidente da Mesa Diretora de 2009 a 2010.
Foi novamente reeleito para a 16ª Legislatura de 2013 a 2016 e em 2013, exerceu o cargo novamente de vice-presidente da Mesa Diretora.
Na Câmara Municipal, representou, exerceu a vice-liderança e a liderança dos partidos que pertenceu, além de ter participado de várias comissões permanentes: Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento; Transporte, Habitação e Meio Ambiente; Justiça, Legislação e Redação; e Tributação, Finanças e Orçamento.
Durante seus mandatos no Legislativo araraquarense, participou também de várias comissões de estudos, como a comissão de trabalho para a revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno, bem como a comissão para efetuar levantamento da legislação que tratasse das medidas de segurança contra incêndio e pânico em edificações e áreas de risco. Foi indicado representante do Legislativo para compor a Comissão de Planejamento Estratégico para requalificação da área da Orla Ferroviária de Araraquara.
Ronaldo Napeloso exerceu o cargo de prefeito de Araraquara de forma interina por 10 dias, entre 20 e 30 de dezembro de 2010. Ele foi empossado temporariamente devido ao afastamento do então prefeito Marcelo Barbieri e do vice Valter Merlos que havia renunciado ao cargo. Como presidente da Câmara assumiu o Executivo.