Na noite desta quarta-feira (01), aproximadamente às 21h30, agentes do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) apreenderam 162 garrafas de whisky adulterado durante uma fiscalização na Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), no km 310, direção norte.
O automóvel Kia Sportage, onde estavam duas mulheres, foi abordado para inspeção. Durante a verificação, os agentes de segurança descobriram diversas marcas de bebidas alcoólicas, incluindo Red Label, Black Label, Double Black, Buchanan’s, Old Parr, White Horse, Chivas e várias versões de Jack Daniel’s. Nenhum dos produtos estava acompanhado de nota fiscal, e todos mostraram indícios de serem falsificados.
As mulheres relataram que adquiriram as bebidas em uma tabacaria localizada na Galeria Pagé, no Brás, em São Paulo, desembolsando R$ 9.760,00. O local de entrega seria uma adega que pertence a elas, situada em Guariba (SP).
Membros da Alliance Against Counterfeit Spirits (AACS) e da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) foram contatados e verificaram a prática de falsificação ao examinarem as fotos dos rótulos, ressaltando que alguns produtos nem mesmo estão autorizados para venda no Brasil.
As duas mulheres foram detidas em flagrante por adulteração de produtos alimentícios, uma infração conforme o artigo 272 do Código Penal. O evento foi documentado na Delegacia de Plantão de Matão (SP).
De acordo com informações da Polícia Civil, a motorista possuía antecedentes criminais por delitos semelhantes e também por fraudes. Por outro lado, a passageira não apresentava histórico criminal. As duas foram levadas para a prisão em São Carlos (SP).