Home Polícia

Tucanos da AFA colidem durante instrução. Um caiu, o piloto ejetou-se, outro posou na AFA

O acidente aconteceu em Pirassununga, próximo a um canavial ao lado da Estrada São Domingos, uma área desabitada onde a aeronave foi direcionada após a colisão. O resgate do piloto ejetado foi feito pela própria equipe de salvamento da FAB, que chegou rapidamente ao local para prestar assistência.

18
A FAB já iniciou as investigações para apurar as causas

Por volta de 12h45, a aeronave Embraer 313, T-27 Tucano, da Força Aérea Brasileira, caiu, numa área de plantio de cana-de-açúcar, próximo da Vicinal Carlos Cabianca, conhecida como “Estrada de São Domingos” próximo ao Pesque Pague “Marangone”.  

O piloto – Cadete – devido a causas ainda a serem esclarecidas, foi ejetado da aeronave, posteriormente socorrido e passa bem. Segundo informes de Oficiais da AFA, o avião perdeu a controlabilidade durante o voo em uma manobra com outra aeronave em que as duas se chocaram em pleno voo.

A outra aeronave envolvida conseguiu pousar sem maiores novidades.

Homens da 3ª Companhia de Polícia Militar de Pirassununga/SP, comandados pela Capitã PM Marina, foram ao local delimitado a área, liberando apenas uma faixa da Vicinal.

NOTA DE IMPRENSA

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta sexta-feira (01/11), duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), colidiram durante voo de instrução, em Pirassununga (SP).

Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram. (FAB)