O vereador e jornalista Carlos Alberto Baldassari, o Balda, do Partido Novo, logo após protocolar na secretaria da Câmara Municipal de Araraquara seu pedido de afastamento do Legislativo por pelo menos 10 dias, foi às redes sociais – relatar o motivo da sua licença, atribuído ao tratamento de saúde, tendo em vista o diagnóstico de um tumor no intestino.
Um dia depois de ver seu nome colocado em um dos itens da pauta da sessão da Câmara, correndo o risco de ser suspenso das atividades legislativas por 30 dias, Baldassari se sentiu mais aliviado com sua absolvição. Ele havia dito que – a administração passada foi negra, referindo-se ao governo petista em Araraquara.
No entanto, representantes da comunidade negra, se sentiram ofendidos, apresentando denúncia contra o parlamentar ao Conselho de Ética em maio, dizendo que – sua fala gerou acusações de racismo. O resultado de 9 a 8 o inocentou da denúncia.
Já com o diagnóstico da doença em mãos e a necessidade do tratamento, o também jornalista deverá passar por radioterapia e se manterá afastado das atividades políticas e jornalísticas por cerca de 10 dias, retornando no dia 25 de agosto.