Home Destaques

Coronavírus vai às aulas, servidores adoecem e a greve ganha força

ZumZumZum acompanha a volta presencial das atividades escolares e o trabalho dos vereadores de Araraquara

63

Coronavírus: Presente!

Conforme previsto pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar) ao deflagrar a greve há um mês, o retorno presencial das atividades escolares tem exposto os servidores da Educação de Araraquara ao coronavírus. A paralisação, cuja adesão era de menos de 15% dos funcionários da categoria até o final da semana passada, chegou a quase 30% nesta semana após a morte da servidora Queli Fernandes, que trabalhava na creche do Roxo, no domingo (2). O CER foi interditado no dia 24 de abril após casos confirmados da doença naquela unidade. Três dias depois ela foi internada.

Mais e mais casos

Outras escolas e creches também paralisaram as atividades após positivação nos exames de covid-19 em duas ou mais pessoas, conforme define o decreto municipal. Nesta quinta-feira (6), a creche do Santa Angelina apontou mais duas servidoras com covid. Uma merendeira e uma agente educacional. Elas trabalharam no período da manhã e foram levadas à UPA após a confirmação. Os demais servidores não foram dispensados das atividades apesar do ocorrido. Seguindo as regras, a creche também deverá ser interditada.

De olho na juventude

Uma questão que vem fomentando debates e gerando projetos em Araraquara é a preocupação com o futuro da juventude, que cresce nesse cenário pandêmico, em meio a pouco acesso à educação e conhecimento e poucas oportunidades de emprego e renda aos jovens com 18 anos ou mais, enfim, com dificuldades diversas e perversas e sem muitas perspectivas de futuro. Muitos desses jovens, inclusive, acabam tendo que buscar alternativas de sobrevivência no trabalho infantil, encerrando precocemente a infância, ou ainda no tráfico de drogas.

“Trabalho Infantil e Juventude”

Por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a Prefeitura realiza no próximo dia 14 (sexta-feira da próxima semana), a partir das 14h, via redes sociais, um debate sobre o papel da juventude no enfrentamento ao trabalho infantil. Com abertura do prefeito Edinho Silva e mediação da gerente de Vigilância Socioassistencial e Cadastro Único, Celina Garrido, o diálogo “Trabalho Infantil e Juventude” terá como palestrantes o procurador do Trabalho, Dr. Antonio Oliveira Lima, e o ativista social pelos direitos da infância, Felipe Caetano. O encontro virtual poderá ser acompanhado pelo canal do YouTube da Prefeitura (/PrefeituradeAraraquaraOficial) e pelo Faceboook (prefeituraararaquara).

Distribuição gratuita de absorvente

A vereadora Thainara Faria (PT) encaminhou indicação ao Prefeito Edinho e ofício ao Ministério da Saúde sugerindo a distribuição gratuita de absorventes pela Rede Básica de Saúde. A parlamentar reitera que a situação financeira de grande parte das famílias brasileiras, agravada pela pandemia, dificultou ainda mais o acesso a esses itens. “De acordo com a ONU, os direitos das mulheres à higiene menstrual também podem ser reconhecidos como uma questão de saúde pública e de direitos humanos e nosso papel é garantir dignidade a essas mulheres e meninas”, defendeu Thainara.