Home Destaques

Fiscalização do Legislativo reprova protocolo da volta às aulas, qualidade do asfalto e acesso à Santa Casa

Coluna ZumZumZum foca as ações dos vereadores nas áreas de Educação e Zeladoria

64

Insuficiente e incompleto 

Foi assim que a Comissão Especial de Estudos responsável por fiscalizar o retorno das aulas presenciais na rede municipal de educação de Araraquara definiu o protocolo adotado pelo município. Composta pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), João Clemente (PSDB) (Relator) e Guilherme Bianco (PCdoB) (Presidente), a CEE visitou 50 unidades de ensino em três meses e sugeriu medidas para o Executivo, como vacinação imediata dos profissionais que atuam nas unidades de educação. Recomenda ainda que o protocolo seja revisado continuamente e que a Prefeitura distribua máscaras PFF2 ou N95, óculos de proteção e luvas para todos os profissionais envolvidos no retorno das atividades escolares, além de treinamento para professores, agentes educacionais e equipe de limpeza e cozinha.

De olho nas obras da Educação

O vereador João Clemente (PSDB) investiga a situação e andamento das reformas das unidades municipais de educação. Ele enviou requerimento em maio questionando a situação dos prédios das escolas municipais e o cronograma das reformas em curso. A resposta veio em 3 de junho. Em 2020, foram realizadas dez contratações para construção, reforma e adequações de unidades de ensino. Dessas obras, seis foram concluídas, duas estão em fase de conclusão, uma em andamento e outra aguarda o encerramento do processo licitatório. Em 2021, foram fechados novos sete contratos, com uma obra em andamento e as demais ainda em fase de conclusão do processo licitatório.

Asfalto de baixa qualidade

O vereador Edson Hel (Cidadania) fiscaliza a “má qualidade dos serviços asfálticos realizados pelas prestadoras terceirizadas no município de Araraquara. Hel quer saber o que a Prefeitura pode fazer para amenizar os problemas decorrentes dessa situação, se estão sendo realizadas autuações a essas empresas,  qual a duração mínima dos serviços de recape feitos pelas terceirizadas, qual a diretriz adotada pela Prefeitura para que esses impasses sejam resolvidos, se o Executivo tem uma estimativa de quantos recapeamentos apresentaram problemas e quantos e em quais locais esses serviços de recape precisaram ser refeitos. O parlamentar também afirmou que há diversos bairros na cidade onde o asfalto foi feito há pouco mais de um ano e já  está deteriorado, “o que justifica a propositura a fim de investigar o motivo desses problemas e de encontrar uma solução para a situação.”

Melhoria do acesso à Santa Casa 

Depois de observar algumas dificuldades no acesso para quem busca atendimento na Santa Casa, a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou indicações ao Executivo solicitando melhorias para a mobilidade urbana da região, com a criação de vagas para pessoas com deficiência e idosos na Rua Carlos Gomes e na Rua Voluntários da Pátria, em frente ao hospital. “A criação e sinalização das vagas se tornam necessárias pelo grande número de pessoas com deficiência e idosos que frequentam o local”, destacou a parlamentar. Fabi também solicitou o reparo da calçada da Santa Casa, na Rua Carlos Gomes. “O serviço é urgente, pois a passagem encontra-se em uma condição deplorável, podendo ocasionar acidentes e tombos. Com a falta das pedras e o desnível da calçada, não é possível o trânsito com cadeira de rodas ou pessoas com muletas.

A coluna ZumZumZum é publicada às Terças e quintas-feiras no Portal RCIA