Home Destaques

João, Eduardo, Tasso ou Arthur. Qual o nome tucano para 2022?

O "tucanato" de Doria, olhos nos olhos de Angeli, os apps de Sponton, as cobranças de Luna Meyer e as nascentes de Filipa Brunelli estão nesta edição do ZumZumZum

101

Doria cauteloso

O governador João Doria esteve em Araraquara na semana que passou. Anunciou recursos para estradas vicinais e visitou a ampliação da empresa Randon. E também, é claro, já querendo construir sua candidatura à presidência da República. Questionado pelo intrépido repórter Tadeu Alves, do Portal RCIA, se já estava em campanha para as eleições de 2022, ele foi cauteloso: “Não há prévia vencida”, disse. A convenção do PSDB que irá lançar o nome tucano a presidente ocorre apenas na segunda quinzena de novembro. Além dele, estão na disputa Eduardo Leite, Tasso Jereissati e Arthur Virgílio.

Serviços oftalmológicos 

O vereador Rafael de Angeli (PSDB) pediu mais transparência nas ações desenvolvidas pelo Poder Público relativas à prestação de serviços públicos oftalmológicos. Em requerimento enviado em agosto, ele fez uma série de questionamentos. O coordenador executivo de Avaliação e Controle, Edivaldo Alves Trindade, informou que são três serviços que atendem ao SUS em Oftalmologia no município. “O rol de procedimentos/atendimentos realizados pelos serviços são: NGA-3 (consultas oftalmológicas); Santa Casa de Araraquara (consultas, exames e procedimentos ambulatoriais cirúrgicos em oftalmologia, habilitada pelo Ministério da Saúde para tratamento do glaucoma com fornecimento de medicamentos, retirada de órgãos e tecidos para transplante e transplante de córnea/esclera); e Cresep (consultas, exames e procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos em oftalmologia, habilitado/credenciado pelo Ministério da Saúde em Unidade de Atenção Especializada em Oftalmologia e tratamento do glaucoma com fornecimento de medicamentos)”.

Aplicativo municipal de delivery e de transportes de passageiro

O vereador Emanoel Sponton (Progressistas) protocolou indicação junto ao Executivo sugerindo a criação de um aplicativo municipal de delivery e de transportes de passageiros na cidade de Araraquara. “Hoje há um grande número de pessoas trabalhando dessa forma. Esses profissionais não possuem, muitas das vezes, respaldo das empresas de aplicativo, sendo que algumas se apropriam da maior parte do valor cobrado pelo serviço, fazendo com que os profissionais da área recebam um valor muito baixo, obrigando-os a cumprirem uma carga horária desumana”, afirmou o parlamentar. Sponton justificou ainda que o aplicativo criado ou administrado pelo Executivo, por meio de uma cooperativa, possibilitaria melhores condições de trabalho em vários tópicos, como melhores remunerações, diminuição da jornada e  bem-estar físico e mental dos trabalhadores.

Segurança em áreas públicas

A vereadora Luna Meyer (PDT) enviou requerimento ao Executivo solicitando informações sobre segurança, criminalidade e usuários de drogas em situação de rua instalados em áreas públicas e invasão de imóveis particulares. A Prefeitura encaminhou a listagem das praças públicas e áreas de lazer do município, além de diversos dados requisitados. Segundo a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, as áreas públicas monitoradas são a Praça Santa Cruz e o Parque Infantil, com duas câmeras, ambas instaladas na Rua São Bento. Nenhum desses locais conta com presença permanente da Guarda Civil Municipal (GCM). O patrulhamento é feito por equipes com viaturas. Sobre as abordagens de possíveis usuários de drogas, foi explicado que se houver suspeita fundamentada é realizada a abordagem da pessoa.  No que tange a Política de Assistência Social, os casos das pessoas em situação de rua nas praças são acompanhados e monitorados pelo Serviço Especializado de Assistência Social (Seas).

Moradores em situação de rua

O documento em resposta à vereadora Luna Meyer informa ainda que no período de janeiro de 2020 a julho de 2021, foram registradas e atendidas 80 ocorrências envolvendo moradores em situação de rua, sendo 14 em via pública, 8 em próprios públicos, 15 na praça Santa Cruz, 13 na Praça do Carmo e 30 nas demais praças do município. O Executivo informou ainda que, até 5 de agosto, 129 vacinas contra a Covid-19 de dose única foram aplicadas nos moradores em situação de rua. Para a parlamentar, “as respostas providas são vagas e insuficientes, apresentando poucas medidas realmente efetivas para que o problema dos usuários de entorpecentes, que assola muitas de nossas praças, seja devidamente sanado. Enquanto isso, nossos espaços públicos seguem inseguros e toda a população percebe isso. É urgente que nossos parques tenham segurança reforçada e se tornem de uso geral novamente. Irei protocolar novos requerimentos e indicações sobre a situação, visto que a própria Prefeitura deixa claro não ter um plano que efetivamente resolva o problema”.

Fiscalizando as nascentes

Na quinta-feira (16), a vereadora Filipa Brunelli (PT) apresentou indicação solicitando um estudo emergencial da situação do assoreamento das nascentes, lagos e rios que perpassam o município. “Entendemos ser necessária essa fiscalização, pois são os nossos principais recursos hídricos e fontes de captação de água do município. Precisamos criar estratégias para impedir maiores danos ambientais”, argumenta a parlamentar.

A coluna ZumZumZum é publicada às terças e quintas no Portal RCIA