‘FOI CARINHO DO LULA’?
O ex-prefeito e ex-deputado federal Marcelo Barbieri concedeu uma entrevista à Seção em que falou de tudo um pouco. Sobre o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que “gostaria de vê-lo outra vez no time” em negociações com o Congresso Nacional, disse que foi “um gesto de simpatia. Temos uma relação muito próxima. Ele quis retribuir o carinho. Depois eu tenho trabalhado muito e o Governo tem gente competente sim para essas tarefas”.
TRABALHO DE BARBIERI
Atualmente Marcelo Barbieri, liderança nacional do MDB, é chefe de Gabinete do vereador Nunes Peixeiro, na Câmara Municipal de São Paulo e não se desligou da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da qual foi membro e hoje presta consultoria. O ex-deputado que tem fama de negociador, está escalado por Baleia Rossi, presidente nacional do MDB para reforçar o time que comandará a campanha à reeleição do prefeito Ricardo Nunes.
CONVENÇÃO DO MDB
Barbieri nos disse que trabalha à Convenção Municipal do MDB marcada para dia 28/06 e que vai eleger seu novo Diretório, organizar uma forte chapa para a Câmara Municipal e reforçar a aliança com o PT/Edinho Silva na cidade. A presidência da legenda deverá ficar com o vereador Aluisio Boi. E o partido espera ainda a adesão da vereadora Luna Meyer (PDT) quando houver a janela, para reforçar o time de dois vereadores que já tem, o Boi e Gerson da Farmácia.
CHAPA ELIANA-BOI
Sobre a aliança PT/MDB, Marcelo Barbieri disse que seu partido compõe o Governo local com dois nomes no primeiro escalão: Porsani, no Meio Ambiente e Delorges, no DAAE. Mas o trato maior é a composição de uma chapa PT/MDB para disputar a eleição do próximo ano para a Prefeitura que estaria sendo conduzida pelo prefeito Edinho. E “sua preferência é pelo nome da secretária da Saúde, Eliana Honain, um nome de trabalho, respeitável com o Boi na vice”.
EVITAR A DIREITA RAIVOSA
Ele não disse claramente, mas o desejo de Barbieri/Edinho é evitar que a direita raivosa chegue à Prefeitura depois de governos de centro e esquerda que avançaram na melhoria de Araraquara e que seria uma incógnita, a desarrumação de tudo! Os dois políticos não acreditam que o candidato da direita tenha se afastado da disputa como deixou entender. O que ele não quer é se expor agora aos ataques que certamente sofreria. A conferir!
‘INELEGIBILIDADE É POUCO’
Analistas e jornalistas consideram pouco que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pague apenas com a inelegibilidade – dada como certa – pelos inúmeros crimes que cometeu, além dos ataques, enfraquecimento das instituições e das tentativas golpistas. Para eles, Bolsonaro pagaria barato e citam o bandido americano Al Capone que cometeu os crimes mais hediondos e foi condenado por fraudar o imposto de renda. Mas esse é apenas o início de seu calvário!
CHORO NÃO ADIANTA
Jair Bolsonaro, antes mais tranquilo, baseado apenas no se, se dizia “preparado em busca de alternativas”, caso fosse condenado pelo TSE. Agora mais eufórico, vendo-se à beira do abismo com o início do julgamento desfavorável a ele, combate, posa de vítima e se diz “afrontado”. Ele que afrontou juízes, adversários e um país inteiro, não pode receber uma palmada na bunda que chora? Tenho receio que seu indicado Nunes Marques peça vista do processo!
“GOLPE É ARMA NA CARA”
Instado pela imprensa na saída do julgamento se conhecia o roteiro encontrado no celular de seu faz tudo, tenente-coronel Mauro Cid e da minuta do golpe, disse que “não” e ríspido, falou: “Não existe golpe com respaldo jurídico. Golpe é pé na porta, é arma na cara, meu Deus do céu! Quando se fala em golpe é muita infantilidade achar que se dá através do rascunho de um documento. Golpe se depõe alguém, não tem papel, tem fuzil. Dá para entender isso”?
QUEDA DE BRAÇO
O presidente do Banco Central Roberto Campos Neto e sua política ortodoxa, velha e atrasada é o braço direito de Bolsonaro contra o Governo Lula e o campo de conforto da direita raivosa. Mesmo depois de sinais da economia resistir contra a sua cartilha religiosa, manteve os juros nas alturas e sequer deu sinais de quando irá baixá-los numa queda de braço de burundanga contra todo país! Seu avô Roberto Campos e Delfim Neto eram 100 vezes mais inteligentes.
‘NOTÁVEL SABER JURÍDICO’
O advogado de Lula, Cristiano Zanin, foi aprovado pelo Senado por 58 votos a favor e 18 contra para compor o colegiado do Supremo Tribunal Federal (STF). Na sabatina, os senadores questionaram se Zanin possuía o “notável saber jurídico” para compor a Corte de acordo com o que reza o artigo 101 da Constituição. “Ele peticiona e protocola, não tem a experiência de um juiz para julgar”. Há críticas ao fato de Lula ter atropelado o “princípio da impessoalidade”.
SENADO HOJE NÃO BARRA
O Senado que não engolia o Governo do Marechal Floriano Peixoto (1891-1894) que ascendeu ao poder dando um golpe na lei, barrou pela primeira vez na história, cinco nomes indicados por ele para compor o STF, em 1894. Foram eles: Barata Ribeiro, Ewerton Quadros, Galvão de Queirós. Demóstenes Lobo e Antônio Seve Navarro. Na época, a indicação já garantia a posse e Ribeiro chegou a julgar processos, mas o Senado o cassou e o cassou depois da Prefeitura do Rio de Janeiro. Hoje o Senado tem medo de reprovar, temendo represálias depois.
CPI MORNA DO 08/01
A CPI do Golpe que investiga a invasão dos Três Poderes e mais, rejeitada pelo presidente Lula e por sua limitada base, teve um início morno que não diz a que veio, com a maioria governista que a controla, inerte. Deixaram o ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques, que apreendeu ônibus com eleitores de Lula, à vontade, escondendo números e distorcendo dados. Pelo jeito vai ficar a reboque do STF que está à frente nas investigações e jamais repetirá a CPI da Covid-19.
ALIMENTANDO QUIMERA
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Vaticano e Europa – que discute, entre outras as mudanças climáticas e a Guerra da Ucrânia – alimenta um sonho que diria quase impossível de Araraquara. Lula convidou o Papa Francisco a visitar o Brasil em 2024. O sonho da cidade é que na visita, Francisco abra uma exceção na agenda e visite Araraquara por conta de ter nomeado a Igreja Matriz de “Basílica Menor de São Bento”. É comum os papas visitarem as basílicas que tenham elevado a essa condição. As autoridades escondem o convite! Depende muito da vontade de Lula e do seu poder junto ao Papa e do poder de Edinho junto ao presidente Lula, o que tem de sobra. Consultado sobre essa possibilidade o prefeito Edinho respondeu: “Ainda é bem cedo né? Lula ainda está oficializando convite para que o papa volte ao Brasil. Não creio que consiga essa resposta agora”.