Dona Cecília Maria, muito conhecida como Mãe Cecília na cidade, é uma baiana arretada, que vive o mundo dos orixás há 54 anos. Descobriu o dom de ser mãe de santo com a própria mãe, enquanto viviam na Bahia.
Nascida na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, na década de 50, Mãe Cecília é responsável pela Mansu Bangolepanzu, uma roça de candomblé fundada em 1987 em Araraquara, reconhecida até mesmo no exterior.
Hoje, Mãe Cecília com sua roça de candomblé, atende Araraquara, Matão, Região Metropolitana de Campinas e de São Paulo, grava programas fazendo previsões que chegam até o Japão – para brasileiros – e no ano passado arrumou um tempo para conversar com a reportagem do RCIA, falando o que poderia acontecer na política em 2022.
Segundo ela, os búzios são donos de todos os trabalhos de Orixás. “Eles falam a verdade, pergunte o que quiser”, disse a mulher que também faz a leitura de cartas e tarô.
(Clique e assista)
As previsões foram realizadas em dezembro passado; sendo assim, algumas respostas faziam sentido para aquele momento. Abordamos temas polêmicos e delicados na época; além de garantir a vitória de Lula, ela também antecipou a eleição de Thainara Faria como deputada estadual.
Na verdade era muito cedo – dezembro – para se falar em política e eleições, no entanto atendeu o nosso pedido se antecipando em duas questões: uma delas falando de Luís Inácio Lula da Silva como novo presidente do Brasil e a outra sobre sua saúde, com a qual deveria ter muito cuidado.
Sentindo a manifestação dos orixás ela assegurou a vitória de Thainara Faria, vereadora do Partido dos Trabalhadores, condição que vai leva-la a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa a partir de primeiro de fevereiro de 2023. Thainara teve seu nome vitorioso na urna 9 meses depois da previsão feita por Mãe Cecília, alcançando mais de 90 mil votos no Estado.
O que disse Mãe Cecília quando perguntamos sobre Thainara. (Clique e assista)