Home Política

Parlamentares querem acesso ao processo transexualizador, cotas para deficientes, limpeza e tapa-buracos

Saúde, zeladoria, obras e inclusão estão na pauta dos vereadores de Araraquara

62

Direito ao processo transexualizador

A vereadora Filipa Brunelli (PT) fez indicação à Prefeitura solicitando que seja garantido o acesso, por pessoas transexuais, travestis e não “bináries”, ao processo transexualizador na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), nos moldes regulamentados. “O despreparo de gestores e profissionais ao lidar com questões relacionadas com a diversidade sexual e de gênero constitui uma significativa barreira tanto para o acesso aos serviços quanto para o cuidado integral à saúde dessas pessoas. Tudo isso faz com que essas pessoas sejam alvo de preconceitos, estigmas, discriminação e exclusão”, argumenta a parlamentar no documento.

Descarte irregular de lixo no Vale do Sol

A vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou indicação à Prefeitura solicitando limpeza, roçada e manutenção na Praça Pública Antônio Moda Francisco, localizada entre a Avenida José Barbanti Neto e Rua Antonio Figueiredo Vianna, no Vale do Sol.  No local, ela constatou necessidade de manutenção do espaço, onde ocorre o descarte irregular de lixo, “colaborando para o aumento da sujeira no ambiente e colocando em risco a saúde da população”.  Fabi afirmou também que a praça está tomada por mato alto e possui o tanque de areia com alguns brinquedos que necessitam de manutenção.

Cota para deficientes

Assegurar um percentual mínimo de pessoas com deficiência em eventos, manifestações artísticas ou peças publicitárias contratadas pela Prefeitura de Araraquara. Esta é a proposta do vereador João Clemente (PSDB), formalizada em indicação ao Executivo. Na opinião do parlamentar, “na promoção direta ou indireta desses eventos e ou peças publicitárias, o Município pode garantir a contratação de um percentual significativo de pessoas com deficiência (PcD) para ocupar tais vagas, ainda que por cláusulas contratuais específicas, acordos de vontades e mesmo o envio de Projeto de Lei pertinente para esta Casa de Leis”, aponta Clemente.

Buracos e mato alto

A vereadora Luna Meyer (PDT) diz que vem recebendo muitas queixas de buracos e mato alto. Por isso, decidiu cobrar explicações da Prefeitura, por meio de requerimento. “As maiores demandas da população recebidas em nosso gabinete dizem respeito a temáticas de responsabilidade da Secretaria de Obras”, comentou. A Secretaria Municipal de Obras informou que os principais serviços solicitados pela população referem-se a roçada, limpeza e pedidos de execução de obras e serviços viários, tais como pavimentação, recapeamento e tapa-buracos. A pasta calcula que, para a execução de todos os serviços necessários, seria preciso um investimento de R$ 8,9 milhões em novos equipamentos.

Buracos no De Santi II

Moradores da Zona Sul procuraram a vereadora Thainara Faria (PT) para reclamar dos muitos buracos da Rua Domingos Calafatti, entre os números 56 e 150, no bairro Victório de Santi II. A parlamentar encaminhou a demanda ao Executivo e chama a atenção para o tamanho dos buracos. “É importante ressaltar o risco de acidentes que o local proporciona, tanto para pedestres quanto veículos”, afirma a vereadora.

A coluna ZumZumZum é publicada às terças e quintas no Portal RCIA