Home Política

Prefeitura e Sebrae realizam Oficina de Planejamento Participativo

Participantes da oficina acompanharam a apresentação sobre “Empreendedorismo de Impacto Social e o Panorama de Araraquara"

199

A Prefeitura de Araraquara e o Sebrae realizaram, nesta quinta-feira (20), a primeira Oficina de Planejamento Participativo (OPP) do Programa de Desenvolvimento Local do município, o PDL Araraquara. Este programa está centrado na ativação de todo o ecossistema empreendedor da cidade, ampliando o capital social e gerando projetos de desenvolvimento socioeconômico.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, representando o prefeito Edinho, abriu os trabalhos juntamente com o gerente do Sebrae Araraquara, Luiz Andia Filho, ambos enfatizando a importância da parceira e do apoio ao desenvolvimento local.

Na sequência a coordenadora municipal de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, fez uma apresentação sobre “Empreendedorismo de Impacto Social e o Panorama de Araraquara”.

Em seguida, Luciane Girasolo, Renata Bitencourt e Junior, facilitadores do Sebrae, conduziram os trabalhos da oficina.

A OPP trata-se de um plano de ação elaborado pelo coletivo que estava presente sobre o desenvolvimento do município em várias vertentes, principalmente referente ao impacto social, para os próximos anos. A partir de técnicas de elaboração de planejamento, a equipe participante trabalhou em conjunto, de forma consensual e opinativa, visando a tomada de decisões estratégicas para um projeto coletivo.

Estiveram presentes cerca de 30 participantes, sendo diversos setores do poder público municipal: economia solidária, agricultura, turismo, segurança alimentar, assessoria para PCD’s e participação popular; representante do NEPESC (Núcleo de Extensão em Economia Solidária, Criativa e Cidadania) da UNESP, representantes das cooperativas populares da cidade, da economia criativa e dos ambulantes, representantes de ONGs, Fundações e Entidades da Sociedade Civil Organizada (OSC) e da OAB.

Os participantes definiram como público alvo para o projeto a ser desenvolvido pelo coletivo, pessoas e grupos que vivenciam situações de vulnerabilidade social com foco principal em mulheres, negros/as, LGBTQIA+, PCD’s, idosos e pessoas de baixa renda.

Ao final da oficina, os participantes identificaram como resultado a estruturação base de um “Plano de Ação”, focado em resultados, que determinará objetivos, metas e corresponsabilidades para a execução desse Projeto.

O Plano de ação ficou definido com diversas ações para auxiliar os empreendimentos solidários e empreendedores criativos urbanos e rurais a desenvolverem suas atividades gerando renda e melhorando a qualidade de vida da população. A próxima reunião do Coletivo PDL será no dia 04 de março no escritório do Sebrae.