A vereadora Filipa Brunelli (PT) encaminhou nesta terça-feira (16) uma indicação ao prefeito Edinho Silva para que se faça um estudo de viabilidade para a implantação de um monumento histórico, em frente ao Paço Municipal ou em um lugar de grande circulação de pessoas, em memória das vítimas da covid-19.
O pedido, segundo ela, se justifica “dado o contexto atual em que já há cerca de 280 mil mortes registradas causadas pela covid-19 no Brasil”. Atrelado a isso, continua a vereadora, soma-se também o avanço político ideológico do negacionismo e obscurantismo, que tem se manifestado em todas as esferas da vida, principalmente no que se refere à ciência.
“Nessa perspectiva, tal monumento possuirá um caráter de construção e preservação da memória local. Tendo em vista que a possibilidade de acesso à memória coletiva é um direito previsto no artigo 216 da Constituição Federal de 1988, o monumento desempenhará um papel fundamental de referencial para as próximas gerações, tanto no direito de lembrar quanto no dever de não esquecer”, diz o documento.