Home Destaques

Vereadores articulam sede própria para entidades e pedem mais saúde para a população

Confira algumas ações dos parlamentares araraquarenses nos últimos dias

49

Instituto Idioma Surdo de Araraquara

A presidente do Instituto Idioma Surdo de Araraquara, Vilma do Amaral Schiavinato, em reunião com o presidente da Câmara, vereador Aluisio Boi (MDB), mostrou as conquistas do grupo e apontou a necessidade da instituição de ter uma sede própria. Boi se comprometeu a tentar viabilizar a reivindicação junto ao Poder Executivo. “Vou conversar com o prefeito sobre essa possibilidade, pois o Instituto Idioma Surdo realiza um trabalho relevante na cidade e mesmo sem um local próprio para encontros, vem conseguindo várias conquistas. Para manter e ampliar seus serviços necessita de uma estrutura melhor para acolher seus assistidos, com um atendimento digno”, ressaltou Boi.

Gaspa

Situação parecida ocorre com o Grupo de Apoio aos Soropositivos de Araraquara, Gaspa. São 25 anos de acolhimento aos portadores de HIV, com apoio psicológico, advogado, alimentação e muito mais. Entretanto, o Gaspa está enfrentando dificuldades para manter o serviço nas atuais instalações. Boi afirmou que “somos sabedores de que o grupo necessita de uma estrutura melhor e, por isso, estou encaminhando ao prefeito uma indicação solicitando a instalação de uma nova sede para Gaspa. Vamos construir com o Executivo a solução”.

Saúde na Praça

Com o objetivo de ampliar o Programa Saúde na Praça, a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou indicação ao Executivo solicitando a inclusão de dois bairros, o Vale do Sol e a Vila Gaspar, na iniciativa, criada e executada pela Secretária Municipal de Esportes e Fundesport.  “O programa Saúde na Praça oferece exercícios físicos para a população, com a supervisão de profissionais qualificados, abrangendo pessoas com idade a partir de 17 anos. Porém, procura atender preferencialmente a terceira idade. Segundo informações colhidas pelo portal da Prefeitura, a iniciativa conta com sete modalidades de exercício e atende 43 pontos em 32 bairros da cidade”, destacou Fabi.

Histerocopia na Fungota

A histeroscopia é um exame ginecológico que permite identificar eventuais alterações existentes no útero. No entanto, o vereador Marcos Garrido foi informado que muitas mulheres não estariam conseguindo passar pelo procedimento via SUS, pois o serviço, até então realizado pela Maternidade Gota de Leite, teria sido interrompido. Em busca de explicações, o parlamentar protocolou requerimento à Secretaria da Saúde. “Tivemos informações que, repentinamente, esses exames deixaram de ser realizados pela rede municipal de saúde. Trata-se de um exame ginecológico de baixo custo, mas de extrema importância para prevenção e tratamento de doenças”, ressalta o vereador. A secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, informou que os exames de histeroscopia serão realizados pela Fungota dentro de um mês, juntamente com o retorno das cirurgias eletivas.