Home Política

Viana apresenta Bastidores da Política e suas análises no RCIA

O jornalista e sociólogo José Maria Viana escreve sua coluna política nos fins de semana em nosso Portal RCIA

131

COM LULA

O prefeito Edinho Silva confirmou à coluna que recebeu “com muita honra o convite para integrar a coordenação de comunicação da campanha do pré-candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, compartilhando essa missão com o deputado federal Rui Falcão, que é meu grande amigo e com quem já trabalhei em outras oportunidades”.

VISIBILIDADE

Edinho acredita que “o convite seja resultado da visibilidade alcançada por Araraquara no último período, no enfrentamento à pandemia, quando o município priorizou as medidas sanitárias que salvaram muitas vidas, além da inovação das políticas públicas implantadas na cidade”. O prefeito foi o primeiro do país com muita coragem a decretar um lockdown total à cidade no momento mais difícil da pandemia de Covid-19 fazendo com que Araraquara não só desse o exemplo de uma medida extrema, mas se tornasse notícia no mundo!

SOCORRENDO MUNICÍPIOS

A medida fez com que Araraquara não apenas controlasse a explosão da “praga perigosa do mundo” em sua unidade como, ao mesmo tempo, a transformou no epicentro da salvação dos problemas de municípios do Estado e de outros tantos de algumas unidades da federação, internando pacientes à beira da morte de estados que iam do Rio de Janeiro ao Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, entre outros.

ÓDIO DE BOLSONARISTAS

O lockdowm acarretou ao prefeito o ódio de bolsonaristas Brasil à fora que seguindo o chefe numa atitude sectária ou religiosa xingavam Edinho como cheguei a ouvir no Amazonas, minha terra, um amigo meu me dizer: “Como vocês elegeram um canalha desses como prefeito, que atrapalha a atitude do nosso presidente, fechando tudo e atrapalhando o funcionamento das cidades? Isso é um mau exemplo”! A abordagem me fez defender o prefeito de Araraquara dentro dos padrões progressistas da “verdade” que me guiam ainda que como jornalista tenha que me manter com atitudes críticas.

CAMPANHA DE LULA

Ainda sobre a campanha Lula, Edinho disse à coluna que se dedicará e trabalhará bastante para “colaborar na criação de condições para o fortalecimento da democracia e para evitar qualquer tentativa de aventura autoritária, afastando toda a instabilidade institucional que o País vive hoje e derrotando a inflação que tem impedido, inclusive, que boa parte das famílias brasileiras coloquem comida na mesa”. Segundo ele, “É necessário recuperar a esperança no país, é necessário ter uma política de combate ao desemprego e de recuperação da renda do povo brasileiro”.

CONCILIANDO A PREFEITURA

Edinho disse ainda que aceitou o convite, colocando como pré-condição que ele possa conciliar sua tarefa na campanha de Lula com as suas atividades na Prefeitura de Araraquara. De acordo com o prefeito, “isso é totalmente possível, graças à tecnologia, que permite as reuniões online”. A pandemia de Covid-19 acabou impondo a necessidade de adaptação ao trabalho remoto o que, na sua avaliação, “vai perdurar, já que as ferramentas digitais se mostraram muito eficientes e seguras”.

PEDÁGIO DESFEITO

O governador de São Paulo Rodrigo Garcia informou com exclusividade à coluna que se sensibilizou com o apelo das forças políticas de Roberto Massafera, Dimas Ramalho e Arnaldo Jardim, dos prefeitos da região de Araraquara e especialmente da luta da Câmara Municipal de Araraquara (seu presidente Boi) e da totalidade de seus vereadores, sem distinção partidária, para rejeitar a prevista construção do pedágio na rodovia Washington Luís entre Araraquara e Ibaté.

PRIMEIRA TENTATIVA

Rodrigo Garcia nos disse ainda que já havia se solidarizado com a luta de Marcelo Barbieri, Roberto Massafera, Dimas Ramalho e os prefeitos de Araraquara, São Carlos, Matão e Ibaté na primeira tentativa de construção dos pedágios em anos anteriores. Segundo ele, “a força produtiva da região, os transportadores e a comunidade não podem arcar com mais esse peso num momento de recuperação da economia de São Paulo pós-pandemia”.

INAUGURAR OBRAS

O novo governador informou ainda que estará nos próximos dias na região de Araraquara para inaugurar várias obras de vicinais e infraestrutura em geral. “São Paulo, conquistou a vacina para o Brasil, não parou na pandemia e continua puxando o crescimento econômico do país para o seu bem e do Estado economicamente mais importante da federação. Estamos à frente dessa luta agora”, concluiu.

DIFICULTADO

Na minha nova missão de voltar ao jornalismo militante no Portal RCIA Araraquara – como jornalista nos últimos tempos me dediquei a escrever livros de história e literatura em geral – fui à Câmara Municipal de Araraquara visitar alguns gabinetes e a Assessoria de Imprensa. Fui barrado à porta pela recepcionista! Teria que dizer em qual gabinete iria e se o vereador topava me receber, do contrário não entraria (“Temos protocolos, senhor!”).

Se quisesse ir à Assessoria de Imprensa na volta, teria que me identificar novamente para ser recebido. Se fosse a um gabinete aceito e quisesse ir em outro, teria que voltar e me identificar de novo para saber se seria recebido. Fui só na Assessoria num prédio paralelo e (fui) muito bem recebido por duas jornalistas: Adriana Fricelli e uma outra generosa de quem não me lembro o nome (perdão!). Eita presidente Boi, quanta dificuldade! Me lembro de dificuldade assim só na gestão do meu amigo Flávio Ferraz de Carvalho em que o visitante teria que entrar de calça e camisa de mangas compridas, no mesmo perfil dos servidores! Aí não é a casa do tal povo?

NA FRENTE DO PAÍS

Apesar da Covid-19 em Araraquara ter aumentado os casos nos últimos dias – Por quê? – a cidade talvez se não me engano, tenha atingido o maior índice de vacinação do país! (Como diz meu amigo jornalista Zakaib: “Araraquara – mais uma vez – está no cume do mundo”! “Ainda que nos escândalos”, como diria Zé Celso Martinez!). Cerca de 92.60% foram vacinados completamente na cidade! Em São Paulo (Estado), 91.84%; Brasil, mesmo contra a posição de Bolsonaro (homicida): 82.64%. Graças à luta do prefeito Edinho Silva e da grande secretária Eliana Honain (grande mulher!).