Home Saúde

Certificação de excelência reforça Unimed Araraquara como referência no estado em atendimento à saúde

879
ONA3 garante o reconhecimento da qualidade dos processos de gestão

No fim de maio, uma equipe de profissionais da UNIMED Itapetininga esteve em Araraquara para conhecer os processos que levaram a Hospital São Paulo – UNIMED a receber no início daquele mês, certificação de excelência dado pela Organização Nacional de Acreditação – ONA3 que garante o reconhecimento da qualidade dos processos de gestão, segurança do paciente e o comprometimento com a melhoria contínua no atendimento.

Essa foi a primeira de três visitas que o HSP recebeu após acreditação de nível 3 pela ONA. Em junho, equipes das UNIMEDs de Bauru e São Carlos também estiveram na cidade para conhecer e trocar experiência que possibilitem a conquista de qualidade e excelência no atendimento à saúde. Segundo a supervisora estratégica da UNIMED Araraquara, Gabriela Arnosti Neves, essa troca de informação é importante independentemente do grau do hospital ou do número de leitos. “A importância de receber esse tipo de visita é aproximar e facilitar o relacionamento entre as UNIMEDs, já que a UNIMED está sempre próxima à realidade do atendimento à saúde que o cliente almeja”, ressalta.

A supervisora estratégica da UNIMED Araraquara revela que cada uma das UNIMEDs visitantes tem um perfil. “A UNIMED Itapetininga tem nível 1 na ONA e a equipe priorizou conhecer a gestão de suprimentos do HSP, principalmente a dinâmica do funcionamento da farmácia e almoxarifado,  já que o nosso processo está consolidado no nível 3”.

A UNIMED São Carlos  também tem ONA1 e a equipe que visitou o HSP buscou informações sobre a farmácia e, também o SND – Serviço de Nutrição e Dietética, que agrega a cozinha propriamente dita e também a parte de nutrição clínica do hospital.

Já a equipe da UNIMED Bauru  que possui o ONA3 e está em processo de nova certificação dentro normas atualizadas estabelecidas pela Organização Nacional de Acreditação veio até o HSP – UNIMED Araraquara para entender as expectativas do manual novo  “Nós fomos uma das primeiras UNIMEDs a conseguir o nível 3 no manual novo, então podemos auxiliar outras unidades nesse processo”, finaliza Neves.