Home Destaques

Covid 19: sobe o número de casos suspeitos em Araraquara: agora são 11

Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus diz que funerárias de Araraquara serão orientadas pela Vigilância Sanitária sobre as medidas que deverão adotar a partir deste momento em relação às cerimônias fúnebres e sepultamentos

381
O Hospital Estadual de Américo Brasiliense tem apenas dois pacientes internados por Covid

O Comitê de Contingência do Coronavírus, instituído pela Prefeitura Municipal de Araraquara, decidiu, em reunião realizada nesta quinta-feira (19):

– Já a partir desta sexta-feira (20) servidores (as) com 60 anos ou mais estarão isentos de registro de ponto e poderão, sempre que possível, exercer suas atribuições laborais em suas residências.

– Servidores (as) com doenças crônicas (cardiopatias, diabetes, neoplasias, hipertensão e outros), servidores imunossuprimidos, com doenças autoimunes, além de lactantes e gestantes também serão isentos de registro de ponto e poderão, sempre que possível, exercer suas atribuições laborais em suas residências desde que apresentem os documentos comprobatórios de suas condições à Coordenadoria de Recursos Humanos ou ao titular do órgão responsável pelos Recursos Humanos, em caso de empregado da Administração Indireta.

– O documento comprobatório, que poderá ser receita, exame ou laudo médico de até 6 meses, deve ser encaminhado por email do RH da Prefeitura ([email protected]) ou por malote, no endereço Rua Voluntários da Pátria, no 1435, Centro. CEP. 14801-320. O servidor sendo do Daae, o envio deve ser feito pelo email [email protected]. Também podem ser entregues pessoalmente, na sede do RH, mas é importante lembrar que a recomendação é de distanciamento social. Todos deverão aguardar deferimento antes de se afastarem.

– Com relação aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, no caso daqueles que estejam nas condições acima citadas, a autorização de suspensão de registro de ponto ou adaptação do trabalho ficará a cargo do titular da Pasta.

SAÚDE

– Unidades Básicas vão suspender atendimentos eletivos para atuar no Pronto-Atendimento

– Será reduzido o número de atendimentos agendados nas Unidades de Atenção Especializada do Município, a partir de segunda-feira (23).

 – Fica estabelecida a ampliação da validade das prescrições de medicamentos utilizados em doenças crônicas de 180 dias e renovação do Relatório Clínico para fornecimento gratuito de fraldas descartáveis, a partir da data de emissão, por mais 90 dias, desde que expresso o termo “uso contínuo” da prescrição. Caso contrário, deverá ser respeitada a duração do tratamento expressa pelo prescritor.

MEDIDAS SANITÁRIAS

– As funerárias de Araraquara serão orientadas pela Vigilância Sanitária sobre as medidas que deverão adotar a partir deste momento em relação às cerimônias fúnebres e sepultamentos, incluindo a redução do número de pessoas nos velórios. Todas as medidas deverão ser comunicadas aos proprietários das funerárias nesta sexta-feira (20).

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

– A unidade do CREAS manterá apenas atendimentos emergenciais e situações de violência, priorizando os atendimentos remotos, a partir de segunda-feira (23).

– As unidades dos CRAS também manterão apenas atendimentos emergenciais, priorizando os remotos, a partir de segunda-feira (23).

– O Centro POP manterá os atendimentos e encaminhamentos.

– O Viva Leite mantém a distribuição. No caso dos que fazem parte do grupo de risco do Coronavírus – portadores de doenças crônicas (cardiopatias, diabetes, neoplasias, hipertensão e outros), imunosuprimidos, com doenças autoimunes, lactantes e gestantes – a retirada poderá ser feita por um representante, apresentando um documento comprobatório do beneficiado.

SUSPEITOS

Araraquara tem 11 casos suspeitos da doença, nenhum confirmado e 1 descartado. Vale ressaltar que, com a demora no resultado dos exames, enviados ao Instituto credenciado, Araraquara trabalha, propondo ações diárias por meio desse Comitê, com a realidade de que o vírus já esteja em circulação na cidade. Vale dizer, que a cidade não é uma ilha. Muitas pessoas se locomovem para áreas de transmissão comunitária como São Paulo e cidades da região com confirmação, como é o caso de São Carlos.

DÚVIDAS

O Comitê de Contingência do Coronavírus reforça a necessidade de a população se certificar das informações a serem circuladas e sugere que para toda e qualquer dúvida a respeito do coronavírus seja utilizado o telefone da Ouvidoria da Saúde (800-771-7723), das 7h30 às 16h30.

O comitê terá reuniões diárias e sempre estará atento aos acontecimentos em Araraquara, no estado de São Paulo e em todo o Brasil. Todas as decisões do comitê serão divulgadas pela Secretaria de Comunicação por meio de boletins informativos.

Informações oficiais também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura (Facebook e Instagram).

VÍRUS CIRCULANDO

Nesta quarta-feira (18), o prefeito Edinho Silva disse que – a Prefeitura está preparando uma unidade para atendimento de moradores de Araraquara que estejam com sintomas do novo coronavírus (COVID-19) e precisem de cuidados especiais, em modelo parecido com o ‘dengário’ implantado no ano passado durante o combate à dengue. Edinho comentou a decisão em entrevista coletiva a veículos de comunicação.

Edinho ainda explicou que, de acordo com os profissionais de Saúde, é muito provável que o vírus do COVID-19 já esteja circulando na cidade. “Temos um caso configurado de coronavírus em São Carlos, aguardando a contraprova. No primeiro exame, foi confirmado. Nós temos informações de que esse paciente passou o final de semana em Araraquara. E temos um caso no hospital de Américo Brasiliense que não tem confirmação, mas todos os casos clínicos apontam que o paciente pode estar com o coronavírus”, declarou.

“Os profissionais de Saúde estão dizendo que, dificilmente, o coronavírus não esteja circulando entre nós. É motivo para pânico? Não. É motivo para que a gente mude as orientações. Moradores de Araraquara com 60 anos ou mais, pessoas com doença autoimune, lactantes e gestantes, não saiam de casa. Evitem a circulação”, alertou o prefeito.