Home Destaques

Dia da Mundial da Síndrome de Down: especialista da Unimed Araraquara explica a importância da fonoaudiologia em pessoas com essa condição genética

"A intervenção fonoaudiológica deve ser feita logo após o nascimento e é de grande importância a participação da família e a colaboração da equipe multidisciplinar, comenta a fonoaudióloga do Univida Luciana Guimarães Noronha

2
A fonoaudióloga do Univida Luciana Guimarães Noronha

A fonoaudiologia encontra-se presente durante todas as fases de desenvolvimento de uma pessoa com Síndrome de Down (condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos), estimulando áreas de cognição, linguagem, alfabetização, sistema estomatognático, que inclui o trabalho com a alimentação, além da voz e fala.

As crianças, por exemplo, costumam ser muito sociais e usam suas habilidades não verbais (expressão facial, gestos e linguagem corporal) por mais tempo do que outras da mesma idade, devido ao atraso nas habilidades de fala e linguagem.

“A intervenção fonoaudiológica deve ser feita logo após o nascimento e é de grande importância a participação da família e a colaboração da equipe multidisciplinar, comenta a fonoaudióloga do Univida Luciana Guimarães Noronha, neste Dia da Mundial da Síndrome de Down (21).

A Terapia Fonoaudiológica é finalizada somente no momento em que a pessoa com Síndrome de Down apresenta condições para expressar o que pensa e o que sente, sem que haja dificuldades de compreensão e que tenha condições de interagir e garantir o seu espaço na sociedade.

Vale pontuar que o acompanhamento fonoaudiológico faz parte dos atendimentos da Unimed Araraquara. Interessados em saber mais informações sobre os planos de Saúde da Unimed Araraquara, procurar o departamento de vendas localizado na Rua Carlos Gomes, 1943, no Centro. O telefone para contato é (16) 3303.1550.