Home Saúde

Ministério da Saúde afirma que vacina contra coronavírus não será obrigatória

Durante coletiva de imprensa do Ministério da Saúde o secretário-executivo Élcio Franco Filho disse que a vacina é “um grande instrumento para voltarmos à nossa normalidade”

298
vacina

Está em alta, desde que Bolsonaro falou que “ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina”, um debate sobre a obrigatoriedade da possível imunização contra o coronavírus. Durante coletiva de imprensa do Ministério da Saúde, na quarta-feira, 2, o secretário-executivo Élcio Franco Filho disse que a vacina é “um grande instrumento para voltarmos à nossa normalidade”.

Apesar disso, o secretário reafirmou que ninguém será obrigado a tomar a vacina. Ele ainda salientou que o primeiro lote da vacina do consórcio Oxford/Astrazeneca deve ser distribuído no Brasil em janeiro de 2021. “É o projeto mais avançado e reconhecido. Todos os esforços estão sendo feitos. A previsão é que os primeiros lotes estarão sendo entregues em janeiro de 2021, se tudo der certo”, disse.

Franco Filho ainda colocou. “A partir da absorção da tecnologia pela Fiocruz, eles terão independência científica e capacidade de produzir as vacinas a partir do final do primeiro semestre de 2021, em torno de 30 a 40 milhões de doses ao mês”, comentou.