Home Destaques

Município já vacinou mais de 29 mil pessoas contra gripe

Novas doses chegam nesta sexta (3); público-alvo são idosos, trabalhadores da Saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento

59
Participam da campanha de vacinação todos os postos de saúde municipais e o Sesa

Todas as 9 mil doses de vacina contra a gripe do último lote recebido do Governo do Estado pela Prefeitura foram aplicadas nesta semana. Com isso, o Município já imunizou mais de 29 mil pessoas desde o início da campanha nacional, em 23 de março. Nesta sexta-feira (3), mais 10 mil novas doses serão entregues pelo governo estadual e a vacinação será retomada.

Nesta fase da campanha, pessoas acima de 60 anos (idosos), trabalhadores da área da Saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento são o público-alvo. Até o mês de maio, outros grupos de risco e categorias profissionais também serão incluídos na imunização.

Participam da campanha de vacinação todos os postos de saúde municipais e o Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), das 7h às 16h30. As unidades de atendimento foram organizadas com espaços externos (com cobertura tipo tenda), respeitando o espaçamento seguro de pelo menos 1 metro entre cada pessoa, a fim de evitar aglomerações.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a cobertura da vacinação nos idosos já chegou a 77,84% do total. Em relação aos trabalhadores da saúde, o número chega a 83,2%.

Segundo o Ministério da Saúde, a priorização dos grupos de risco nas primeiras etapas, mesmo diante da não eficácia da vacina de influenza contra o coronavírus (Covid-19), é uma forma de protegê-los contra essa doença e auxiliar os profissionais de saúde a descartarem outros tipos de gripe na triagem dos pacientes, acelerando o diagnóstico para o Covid-19.

O Município também deu início à vacinação em domicílio de idosos acamados. Cerca de 1.200 pessoas nessa condição estão cadastradas nos postos de saúde e estão sendo atendidas em casa pelas equipes da Prefeitura, conforme a disponibilidade de vacinas.

O idoso acamado que quiser confirmar se está cadastrado na rede básica para, assim, receber a vacina contra a gripe deve ligar no posto de saúde mais próximo de sua residência para ser atendido.