Home Destaques

No Conselho de Ética, vereador Balda, nega que frase dita em seu site jornalístico tenha conotação racista

A frase na verdade, segundo ele, se referia a situação financeira deixada pela administração anterior e jamais buscou atingir à raça negra por quem nutre profundo respeito. Acusação por expressão considerada racista contra o parlamentar, segue.

153
Baldassari pedindo desculpas aos que se sentiram ofendidos com a frase

O vereador Carlos Alberto Baldassari, o Balda do Partido Novo, esteve no início desta semana, acompanhado da sua equipe jurídica participando na Câmara Municipal de uma oitiva, que segundo ele foi convocada pelo Conselho de Ética para esclarecer sua fala durante uma live, em que, teria conotação considerada “racista”.

Durante o encontro que aconteceu de forma reservada, o parlamentar que é radialista e mantém uma página jornalística nas redes sociais – BaldaNews, explicou que utilizou a cor “negra” em sentido figurado, como metáfora para ilustrar a situação de descontrole financeiro deixada pela gestão anterior – e em nenhum momento se referiu a qualquer pessoa negra ou à população negra em geral.

Durante o depoimento, alguns membros do Conselho chegaram a afirmar que a fala era racista. No entanto, o vereador reafirmou seu posicionamento e voltou a pedir desculpas a quem possa ter se ofendido com o uso do termo, reforçando que jamais teve a intenção de desrespeitar ou atacar qualquer grupo.

Ainda em seu canal informativo, o vereador comentou – vale lembrar que a fala foi feita fora do plenário da Câmara, durante uma transmissão ao vivo na página de jornalismo independente Balda News.

Mais adiante cita que no dia 28 de junho, publicou uma nota de esclarecimento, participou de uma live com o subsecretário de Políticas Étnico-Raciais, e no dia seguinte, 29, voltou a se retratar durante o programa Bom Dia Araraquara, transmitido pelas redes sociais. Os especialistas contudo compreendem que na atualidade o combate ao racismo passa também pela conscientização e pela mudança de hábitos linguísticos, paulatinamente.