Home Sem Categoria

Priscila Luiz em final de gestão fala da inovação e dos desafios que marcaram os oito anos da Secom

No Canal Direto Especial de Fim de Ano da Prefeitura, a secretária municipal de Comunicação (Secom), Priscila da Silva Luiz, faz um balanço geral das ações nos oitos anos do governo do prefeito Edinho que termina no dia 31 de dezembro.

4
Priscila Luiz durante entrevista ao Canal Direto da Prefeitura de Araraquara

Segundo Priscila, foi um período de muito desafios e transformações para a Secretaria, como o processo de modernização e a instalação de novas ferramentas, que possibilitaram um diálogo mais direto com a população, principalmente durante a pandemia.

O grande diferencial da Secom nestes oito anos, conforme explica a secretária, foi, desde o início da gestão Edinho, a abertura de canais de comunicação com a população de Araraquara, não só para prestar contas ou informar sobre os serviços da Prefeitura, mas também para oferecer um espaço mais direto de diálogo com as pessoas.

Um exemplo disso é o próprio Canal Direto, que durante este período foi o grande espaço deste diálogo, entrevistando secretários e outros integrantes do governo, para falar das realizações. Além dele, foram criadas as redes sociais oficiais da Prefeitura, até então inexistentes, como o Facebook, Instagram e YouTube, entre outros.

Priscila cita a divulgação online diária da agenda do prefeito e dos secretários como outra forma de comunicação direta com a comunidade. E lembra também o diálogo direto entre governo e população com o programa “Conversa com o Prefeito”, apresentado uma vez por mês para que os internautas pudessem questionar diretamente o prefeito Edinho sobre as reivindicações.

NOVOS CANAIS 

Mais exemplos desta interatividade: a abertura de um canal via WhatsApp, a partir de 2019, que serve para receber demandas da população. Também a publicação dos Atos Oficiais de forma online no então moderno site da Prefeitura, com novos instrumentos e formas mais rápidas de prestação de contas e serviços.

“Claro que tem muitas coisas ainda para serem feitas, já que a comunicação vive um processo diário de mudança e transformações e, por isso, os desafios são imensos. Mas demos o nosso melhor nos oitos anos para ter esta comunicação mais direta e participativa”, acrescenta Priscila.

Outro destaque foi a modernização da estrutura administrativa, com a abertura de novos concursos visando colocar a realidade digital dentro da nova estrutura. “Foram abertos concursos públicos para web designers e para o pessoal de edição de TV e rádio para que estes profissionais pudessem fazer parte do núcleo de atuação da Secom, junto com os jornalistas e publicitários”, enfatiza.

MAIOR DESAFIO

Ainda de acordo com Priscila Luiz, o período mais marcante da Secom foi vivido durante a pandemia. “Foi um momento em que tivemos que mostrar a importância da comunicação pública. Incorporamos a questão com um desafio gigante de informar a população começando, antes da chegada do vírus, com a edição dos boletins diários, produzidos em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde”.

Este próprio espaço do Canal Direto também foi preponderante para informar a população sobre as ações da Prefeitura na pandemia. A comunicação foi um braço extremamente importante para a Secretaria da Saúde, para a Prefeitura e para o município como um todo, de acordo com Priscila, porque informava as pessoas sobre o que realmente estava ocorrendo.

“Isso me emocionava tanto que um dia chamei as pessoas para dizer que não podíamos sair do front, porque era a hora de colocarmos em prática tudo o que a gente acredita existir para transformar a comunicação, de fato, em um instrumento para explicar às pessoas, com muita transparência, tudo o que estava acontecendo. Inclusive, a situação dos leitos hospitalares e a criação de novos leitos, abertos para um melhor atendimento. E também para receber e responder internautas sobre aquele grave momento de Araraquara”, lembra.

INTERAÇÃO 

A secretária diz acreditar que tudo o que foi vivido na Secom ficará para sempre em sua vida, principalmente porque havia uma equipe muito guerreira, que deu orgulho, trabalhou muito.

No encerramento da função como secretária, Priscila Luiz confessa que os aprendizados foram muitos nestes oito anos à frente da Secom. “E o maior deles foi o espírito de equipe que prevaleceu na Secretaria, já que em comunicação ninguém faz nada sozinho. Tudo o que eu disse até agora faz parte de um projeto de uma equipe coesa, que trabalha muito o tempo todo, incluindo finais de semana e feriados, sempre com um espírito de coletividade, um ajudando o outro e todos fazendo o possível para que tudo funcione bem”.

No final da entrevista, a secretária disse que sai feliz deste trabalho, mesmo sabendo que não é fácil. “Porque o desafio é gigante e diário, ao mesmo tempo que também é muito gratificante. Depois de tudo o que a gente construiu nestes oito anos, acho que cumprimos um belo papel”, reitera.