Home Destaques

Empresária dá exemplo de respeito em meio a tantos tutores que emporcalham Araraquara

Mais do que um dever previsto em lei no que se refere à guarda responsável, recolher as fezes do seu pet durante os passeios públicos é um exercício de cidadania e educação, diz coordenadora de Bem-Estar Animal do Município

507
A empresária e professora Andréia Panhan: respeito e educação durante passeio com seu cão Floquinho

Quem caminha pelas calçadas de Araraquara, tanto nas áreas centrais como nos bairros, percebe que, pela quantidade de fezes de cachorro espalhada pelo caminho, a maioria dos tutores não leva o saquinho plástico nos passeios públicos para recolhimento das necessidades caninas.

 Morador do Igaçaba, Francisco Salles é um dos que levantaram a questão nas redes sociais. “Caminho todos os dias nas pistas do loteamento Quinta das Laranjeiras. Todos os donos de cães (e não são poucos) levam os seus para passearem e nenhum deles leva saquinhos para recolher as fezes destes animais. Aquilo tá um ‘merdeiro’ que não tem tamanho. Tem que caminhar de cabeça baixa pra não pisar. São irresponsáveis e sujões da nossa cidade”, desabafa.

Para Carol Mattos Galvão, coordenadora de Bem-Estar Animal do Município de Araraquara, mais do que um dever previsto em lei no que se refere à guarda responsável, “recolher as fezes do seu pet durante os passeios públicos é um exercício de cidadania e educação”, reforça.

BOM EXEMPLO 

A reportagem do Portal RCIA saiu às ruas para constatar as reclamações da população sobre essa questão. Em meio a tanto cocô espalhado pelas ruas, conseguimos registrar um exemplo do cumprimento da lei. A empresária e professora de inglês Andréia Panhan, que passeava com seu cão Floquinho na Rua Humaitá, no Centro da cidade, estava carregando um saquinho com as fezes de seu cão.

Ela conta que sempre agiu dessa forma, seguindo a lei e fazendo a sua parte para manter a cidade limpa. “Recolher fezes do cachorro é um hábito que todo tutor deve ter. Além de ser um gesto de respeito ao próximo, também evita algumas doenças, como o bicho geográfico”, completa.

RECOLHER E DESCARTAR CORRETAMENTE

Para recolher as fezes de seu pet, é importante que o tutor leve um saquinho higiênico para os locais de passeio do cachorro, mesmo que seja só para dar uma voltinha curta. Porém, não basta recolher as fezes, é importante também descartar os dejetos da maneira correta. Se possível, a maneira ideal é seguir da mesma forma que fazemos com as fezes humanas: descarga abaixo.

Caso essa opção não seja viável, deve-se descartar em lixeiras para lixo orgânico. Em locais como praças de cachorro, normalmente há um local devidamente sinalizado para o descarte dos dejetos.

Veja o que diz a legislação: