Home TV RCIA

Canto e Sabor do Brasil recebe duas duplas famosas

Projeto Cultural TVBrasil / Agência Brasil / TV RCIA

4

Neste episódio do Canto e Sabor do Brasil, Paulinho Del Ribeiro recebe os “reis” da embolada Caju e Castanha e a dupla “orgulho do Brasil” Roberto e Meirinho para um delicioso almoço e bate-papo na cozinha da fazenda. O prato do dia é uma suculenta moqueca de tolete de frango com banana da terra, tudo sempre preparado no velho fogão a lenha.

A dupla Caju e Castanha, formada pelos irmãos José Albertino da Silva (Caju) e José Roberto da Silva (Castanha), nascidos em Recife (PE), começou a se apresentar ainda na infância, na Praça do Jacaré, em Jaboatão dos Guararapes (PE), onde tocavam pandeiros feitos com lata de marmelada. O primeiro disco foi gravado em 1978 com participações especiais de Zé Ramalho e Elba Ramalho. No início dos anos 1980, os irmãos se mudaram para São Paulo, onde se apresentavam em ônibus, e gravaram o segundo disco “Embolando na Embolada” (1981). Mas foi em 1993 que a dupla passou a ser conhecida nacionalmente através da embolada “Ladrão Besta e o Ladrão Sabido”.

A primeira formação da dupla Roberto e Meirinho, irmãos nascidos em São José do Rio Preto (SP), teve início nos anos 1970. Meirinho mudou-se para São Paulo em 1973 para seguir carreira artística e formou um trio musical com Tibagi e Miltinho, onde tocava sanfona. Com a chegada do irmão Roberto na capital paulista, gravaram o primeiro LP em 1975. A canção “Tu Tá Cumeno Vrido” levou a dupla ao sucesso com 1 milhão de discos vendidos. “A Noite do Nosso Amor”, “Sanfona Furada”, “Fungado na Barra” e “Pranto Escondido”, “Lágrimas”, além de “Vá para o inferno com o seu amor” são outros sucessos da “Dupla Orgulho do Brasil”. Com o falecimento de Meirinho em 2002, Roberto deu uma pausa na carreira. Em 2006, voltou à música como “Roberto Meirin”, em carreira solo, como homenagem ao irmão. No ano seguinte, retomou a dupla em parceria com o sobrinho Meirinho Jr.