O Daae recebeu, nesta semana – terça-feira (26) e quinta-feira (28), a visita de integrantes do Coletivo Lixo Zero Araraquara, que conheceram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Fonte e a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Araraquara.
Na ETE Araraquara, o grupo foi recebido pelo coordenador de Tratamento de Esgotos, Weverton Nozella, que apresentou os dois processos de tratamento pelos quais todo o esgoto gerado no município é submetido até ser devolvido ao meio ambiente.

“No tratamento preliminar, ocorre a separação de sólidos grosseiros com o auxílio de grades. No secundário, os microrganismos aeróbios presentes no esgoto degradam a matéria orgânica com o auxílio de oxigênio que é introduzido através de aeradores. Todo esse processo dura em média, cinco dias”, afirmou o coordenador.
Já na ETA Fonte, as explicações técnicas das etapas de tratamento da água captada superficialmente do Ribeirão das Cruzes e Ribeirão das Anhumas foram dadas pela gerente de Tratamento de Água e Esgotos, Renata Lombardi e pelo Químico, Francisco Raimundo da Silva.