Nesta quinta-feira (09), uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Araraquara, atendeu denúncia de aves e um macaco-prego irregularmente em cativeiro em São Carlos.
No local, os militares constataram a existência um macaco prego, três papagaios verdadeiros, dois periquitos Maracanã e uma arara Canindé presos em viveiros, sem nenhuma regularização do órgão ambiental competente.
Indagado pela equipe da Ambiental, o morador e responsável pelas aves e animal, relatou que as aves estão com ele há aproximadamente 35 anos e o macaco-prego há 30 anos. Os policiais constataram que não estavam em situação de maus tratos.
Diante dos fatos foi elaborado em desfavor do envolvido, o Auto de Infração Ambiental com multa simples no valor de R$ 8.000,00, incorrendo no artigo 25, parágrafo 3°inciso III da Resolução SIMA nº 05/21. A arara Canindé está na lista oficial de animais ameaçados de extinção, sendo o valor da multa majorado.
As aves foram depositadas no Parque Ecológico de São Carlos e o macaco-prego, por não haver local credenciado para destinação, permaneceu com o infrator como fiel depositário.
Penalmente incorreu artigo 29, parágrafo 1°, inciso III da lei federal nº 9605/98.