Home Geral

Inadimplência em Araraquara cai 6,4% em 2018, diz levantamento do Sincomercio

36
Economia 101

Resultados apontam na direção de uma desaceleração do consumo para o período analisado

Economia 101Levantamento divulgado na sexta-feira (22)

O indicador de inadimplência registrou uma queda de 6,45% no acumulado de 2018. Observando os resultados do mês de dezembro, a tendência de redução nesse índice se manteve. De acordo com levantamento feito pelo Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara com base nos dados da Boa Vista SCPC, o número de novas inclusões no cadastro geral de inadimplência caiu 6,5% na comparação entre dezembro de 2018 e dezembro de 2017, indicando que menos pessoas estão tendo dificuldades com o cumprimento de suas obrigações financeiras na região de Araraquara. Já em âmbito estadual o cenário se inverte, visto que o indicador de inadimplência para o Estado de São Paulo registrou um aumento de 1,8% no número de novos registros negativos na comparação interanual nesse mesmo mês.

Sincomercio

A queda também se estendeu ao indicador de recuperação de crédito, que representa a quantidade de consumidores que conseguiram quitar as dívidas e sair da base de dados de inadimplência. Foi verificada uma redução de 4,4% no acumulado de 2018.

No mês de dezembro, a diminuição foi maior, atingindo 5,4% na comparação com dezembro de 2017. A variação estadual apresentou um dado positivo, aumento de 3,9% em relação a dezembro de 2017, ou seja, um maior número de pessoas que conseguiu quitar as dívidas.

5c6fde1a970b3

De acordo com a análise do Núcleo de Economia, o resultado inicialmente é positivo, afinal uma queda no número de inadimplentes é sempre bem vinda. Porém, quando essa redução vem acompanhada de uma queda na recuperação de crédito, ela aponta mais para uma diminuição no consumo do que para uma melhora na renda do município.

No mês de dezembro, com a entrada do décimo terceiro salário, é comum que muitos utilizem essa renda extra para quitar dívidas. Porém, em Araraquara, o indicador de recuperação de crédito apresentou uma queda de 5,4% no mês em comparação com dezembro de 2017, o que indica que em 2018 um menor número de pessoas utilizou o montante para essa finalidade.

Ainda assim, a queda na inadimplência é um fator relevante que deve ser comemorado, afinal demonstra que o consumidor está mais consciente em relação aos seus gastos e busca controlar o seu orçamento.

Evolução na Inadimplência e Recuperação de Crédito em Araraquara – Comparação Anual

5c6fdd88436f6* Em relação ao mesmo mês do ano anterior. Elaboração: Sincomercio Araraquara. Dados: Boa Vista SCPC.