Home Cultura e Lazer

Mostra Wallace Leal reúne nesta quarta (15/12) oficina, exibição de filme e bate-papo

Toda a programação é gratuita e remota

225
Hiran Matheus comanda a Oficina "Virtual de cinema com o celular". (Foto: Divulgação)

A programação da Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues nesta quarta-feira (15) com a Oficina Virtual de cinema com o celular” (15h); à noite, será exibido o filme “Voltei”, seguido de bate-papo com as atrizes Arlete Dias, Wal Diaz e Mary Dias (19h).

A Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com curadoria de Lívia Cabrera. Toda a programação é virtual e gratuita.

A “Oficina Virtual de cinema com o celular”, com Hiran Matheus, será realizada das 15 às 18 horas, pela plataforma Zoom. São 20 vagas e as inscrições ainda podem efetuadas aqui.

A oficina apresenta uma abordagem sobre o uso de câmeras de celular para usos cinematográficos. As aulas serão divididas em um encontro mais expositivo sobre o uso nas duas últimas décadas do celular em espaços cinematográficos e um segundo encontro mais propositivo aos inscritos para o uso criativo das câmeras de celular para fins cinematográficos e artísticos.

Hiran Matheus é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Dedicou-se a realização de curtas-metragens, tendo diversas exibições com seus filmes pelo Brasil e em países como Israel, Colômbia, China, Equador, México, Reino Unido e Estados Unidos e Rússia, no tradicional festival universitário GERASIMOV.

 Às 19 horas, pela plataforma Sympla, será exibido o filme “Voltei”, com direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio, seguido por um bate-papo com as atrizes Arlete Dias, Wal Diaz e Mary Dias. A retirada de ingressos pode ser realizada pelo link.

“Voltei” se passa no Brasil de 2030. As irmãs Alayr e Sabrina estão ouvindo no radinho de pilha o julgamento que pode mudar os rumos de um país “sem energia”. Elas são surpreendidas por Fátima, a irmã que volta dos mortos para confraternizar nessa noite histórica.

Os diretores Ary Rosa e Glenda Nicácio vivem desde 2010 no Recôncavo da Bahia, onde se formaram em Cinema pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e fundaram a produtora independente Rosza Filmes (2011).