Treinador afeano é destaque na coletiva
O treinador da Seleção Brasileira de Futebol, Tite, anunciou hoje a convocação dos jogadores para os amistosos contra Panamá e República Tcheca, entre os dias 23 e 26 de março, em preparação para a Copa América 2019, que será disputada, no Brasil, no mês de junho.
Na parte final da coletiva dada à imprensa, o jornalista Henrique Marques, da MoWa Press, perguntou ao técnico sobre o trabalho realizado na Seleção Sub-20, que não conseguiu vaga ao Mundial da categoria, desde a troca do comando técnico [Carlos Amadeu foi demitido] a convocação de jogadores da base para a seleção principal, citando jovens, como Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP) e Paulinho (Bayern Leverkusen-ALE).
Em sua resposta, Tite falou sobre a diminuição de técnicos capacitados que abrem mão de um grande salário para ter um tempo de trabalho maior em um clube.
“Hoje, eu talvez esteja no pico da pirâmide em termos de exposição e no financeiro. Mas, eu, no início de carreira lá no Veranópolis-RS, eu busquei junto à direção e propus um trabalho de três meses, mas eles podiam pagar um terço do salário. Reunimos com os atletas e falamos à eles [diretoria] que queríamos trabalhar esse um terço. Se vocês perguntarem para a grande maioria dos treinadores, eles trocam a estabilidade para diminuírem os seus salários”, falou o comandando da seleção.
Deste trabalho estável, Tite lembrou do nome do conterrâneo Vinícius Munhoz, que treina a Ferroviária, para elogiar o trabalho, e de Vinícius Bergantin, do Ituano.
“Com a evolução de cada setor, premiam o futebol. E eu tô sendo um porta-voz de um cara que fez um jogo bonito de se ver pela Ferroviária contra o Palmeiras, o treinador Vinícius Munhoz. O outro Vinícius [Bergantin] que fez o jogo do Ituano contra o Santos, de propor uma ideia de jogo. Destes profissionais, eles se consolidaram e abrem uma concorrência entre nós. Isso serve também para os dirigentes prestarem atenção, que diminuem os gastos até para a contratação de atletas. Não é uma fórmula mágica, mas pode ser mais uma contribuição “, detalha.
Vinícius Munhoz e Tite em curso de treinadores da CBF, no começo do ano
CONVOCADOS
Na primeira convocação do ano, Tite anunciou algumas novidades, como o polivalente Éder Militão (Porto), Lucas Paquetá (Milan), Felipe Anderson (West Ham) e o Vinícius Júnior (Real Madrid).
De jogadores que atuam no Brasil, o goleiro Weverton, do Palmeiras, e o atacante Everton, do Grêmio, foram convocados. Confira a lista de jogadores para os amistosos:
Goleiros:
Alisson (Liverpool)
Ederson (Manchester City)
Weverton (Palmeiras)
Laterais:
Daniel Alves (PSG)
Danilo (Manchester City)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Alex Sandro (Juventus)
Zagueiros:
Marquinhos (PSG)
Miranda (Internazionale)
Thiago Silva (PSG)
Militão (Porto)
Meias:
Casemiro (Real Madrid)
Fabinho (Liverpool)
Arthur (Barcelona)
Allan (Napoli)
Paquetá (Milan)
Felipe Anderson (West Ham)
Coutinho (Barcelona)
Atacantes:
Everton (Grêmio)
Richarlison (Everton)
Vinicius Junior (Real Madrid)
Firmino (Liverpool)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Crédito da foto: Lucas Figueiredo / CBF