O engenheiro civil João Bernal que desde o começo do mandato de Edinho Silva vinha dirigindo a Secretaria Municipal de Obras solicitou demissão do cargo no final da tarde desta sexta-feira (1).
Apesar de ter dito que é uma decisão pessoal, ou seja, dar o foco de problemas particulares para sair – o que consta é que as relações com o prefeito Edinho Silva ficaram estremecidas por conta da licitação feita no final do ano quando o parecer do Secretário de Obras não foi levado em consideração e a Comissão de Licitação aprovou o nome da Teto Construtora para realizar a obra de reforma e adequação do antigo Pronto Socorro da Vila Melhado.
Naquela oportunidade a Comissão de Licitação da prefeitura desconsiderou análise feita pela Secretaria de Obras que disse em seu parecer – tememos pela execução do projeto por parte desta empresa (Teto). Parecer foi dado no dia 22 de novembro, só que a Construtora Teto um dia antes já era anunciada pela prefeitura como vencedora da concorrência.
Para vencer a concorrência a Teto Construtora aplicou um desconto linear de 19% em sua proposta em todos os itens da planilha orçamentária, ficando assim abaixo da tabela SINAPI, segundo o engenheiro Carlos Eduardo Zen. A tabela SINAPI foi utilizada como referência para elaboração do orçamento.
O engenheiro fez constar na análise solicitada por Ariane Soares de Souza, da Comissão Permanente de Licitações no dia 21 de novembro que “diante disso, e por fatos ocorridos nos últimos anos em obras do município, tememos pela execução desta obra por parte desta empresa”. A posição do engenheiro é datada de 22 de novembro.
Dias depois a Teto foi homologada como responsável pelo projeto do antigo PS do Melhado.
O atropelamento da Comissão de Licitação em cima do secretário praticamente o aborreceu e sentindo-se abalado com a decisão do Executivo – decidiu sair.
O prefeito Edinho ainda não anunciou o seu novo secretário de Obras.
A PALAVRA DO ENGENHEIRO
O ex-secretário de Obras, logo após o anúncio, disse ao nosso Portal que a partir de agora vai se dedicar a sua carreira profissional e que deixa a Prefeitura Municipal após 40 anos de prestação de serviços.
Com duas filhas engenheiras – uma civil e outra ambiental – João Bernal pretende montar seu escritório de engenharia, onde vê a consolidação do seu sonho como profissional.
Questionado se sua saída estaria ocorrendo por conta do episódio “Teto Construtora”, o engenheiro comentou que “era um caso superado e que sempre teve bom relacionamento com o prefeito Edinho”.
No caso da preferência do município em dar a obra para a Teto Construtora, ele assegura que, foi contrário para não ser chamado de omisso se o projeto der errado. Tomara a Deus que dê tudo certo, vamos torcer para isso, completou.
João Bernal é um dos profissionais mais respeitados na cidade e sempre desfrutou do respeito dos colegas.