Araraquara registrou nesta terça-feira mais 734 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 31,94% de 2.298 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual é de 62,62%.
A Rede SUS realizou um total de 1.736 testes, dos quais foram 161 positivos assintomáticos e 353 sintomáticos.
Portanto, Araraquara tem 46.377 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 3.300 permanecem em quarentena e 42.456 já saíram. Aguardam resultado de exames 29 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 68 pacientes estão internados: 56 em enfermaria, sendo 52 confirmados e 4 suspeitos, e 12 confirmados na UTI.
Destes 68 internados, 54 são moradores de Araraquara e 14 residem em outros municípios. São moradores de Américo Brasiliense (5), Boa Esperança do Sul (2), Getulina (1), Matão (1), Motuca (1), Rincão (2) e São Carlos (2).
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 97% de leitos de enfermaria e 44% de UTI.
Hoje, a Santa Casa tem 8 pacientes, o Hospital São Paulo tem 28 pacientes, o Hospital São Francisco tem 4 pacientes, a Unidade do Melhado tem 13 pacientes e o Heab tem 15 pacientes.
Araraquara registrou, até o momento, 621 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma mulher de 79 anos, com comorbidades, que estava internada em unidade privada desde o dia 20 de janeiro.
A vacinação contra a Covid-19 continua avançando no município. Já foram aplicadas 488.206 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 202.211 da primeira dose, 198.850 da segunda dose e dose única e 87.145 de terceira dose.
Nesta terça-feira, dia 25 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação em crianças de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias, sem comorbidades. As crianças com 5 anos sem comorbidades são vacinadas com o imunizante Pfizer, enquanto as crianças de 6 a 11 anos recebem a Coronavac. Os polos de vacinação são as mesmas unidades de saúde que já estão atendendo a vacinação de crianças com comorbidades: Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Jardim América e Sesa. O horário de atendimento é das 8 às 15 horas, de segunda a sexta-feira. Recomenda-se que estejam acompanhadas por adulto responsável ou apresentem termo de assentimento. Para a vacinação das crianças, é necessária a apresentação do RG, certidão de nascimento ou documento com foto do responsável.
A Secretaria Municipal de Saúde também planeja o “Dia D” de vacinação destinado somente a este grupo em específico, o público infantil, com mais polos de vacinação. Todas as unidades de saúde estarão abertas para vacinação. Além das unidades haverá uma estrutura montada no CEAR (Centro de Eventos de Araraquara). O Dia D deve ocorrer no próximo final de semana. Vale ressaltar que a vacinação ocorrerá inclusive aos sábados e domingos. Não há falta de imunizante.
A vacinação contra a Covid-19 para os outros públicos prossegue de segunda-feira a sábado no drive thru do Cear, das 8 às 16 horas. O atendimento também é feito nos polos de vacinação habituais, que são as unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. No Sesa, são distribuídas 200 senhas diárias (100 para adultos e 100 para crianças).
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.