Home Cidade

Comunidade do Jardim Tamoio celebrou o Dia de Nossa Senhora de Lourdes

O tríduo organizado pela capela marcou às comemorações anualmente organizadas no bairro visando homenagear a padroeira dos doentes.

333
Padre José Alfeu Pereira durante celebração da missa encerrando o tríduo em homangem à santa

Com a realização de missa celebrada às 8h pelo padre Cristian Capelato e outra às 15h pelo padre Eder Júnior Galbier, considerada como sendo uma Benção aos Enfermos, a Capela de Nossa Senhora de Lourdes pertencente à Paróquia de São José deu continuidade nesta sexta-feira (11) às comemorações relativas ao Dia da Padroeira.

O fechamento das solenidades religiosas se deu à noite quando houve pelas ruas do Jardim Tamoio uma procissão, culminando com missa solene celebrada pelo padre José Alfeu Pereira. Este é um momento de muita fé que anualmente cultuamos pedindo proteção a todos, assegurou o padre Alfeu, se referindo ao momento que estamos vivendo.

Na verdade às comemorações em louvor à Nossa Senhora de Lourdes se estenderam por três dias semana, sendo eles considerados um tríduo religioso em homenagem à padroeira do bairro. Na terça-feira, missa e primeiro dia do tríduo aconteceu a Benção das Famílias; na quarta-feira, segundo dia do tríduo a missa foi voltada para a catequese e às crianças.

Também durante a semana as atividades religiosas foram completadas por ações colocadas em prática através da comunidade, fazendo arrecadação que ajuda na manutenção do templo e obras sociais. Nos encontros, o padre José Alfeu Pereira destacou a importância desta interação entre a igreja e os moradores do bairro.

A SANTA QUE PROTEGE OS DOENTES

Padre Cristian benzendo o bolo de Nossa Senhora de Lourdes para a venda aos fiéis

Nas suas dezenas de aparições reconhecidas pela Santa Igreja Católica está a de Lourdes. A partir dessa aparição, Nossa Senhora, neste título de Lourdes, é invocada por fiéis de várias partes do mundo, que a apresentam situações de saúde, tornando-se assim, a padroeira dos doentes.

Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu 18 vezes nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras de 11 de fevereiro.