Home Geral

Formatura reúne 85 alunos dos cursos profissionalizantes oferecidos no ‘Frentes da Cidadania’

54
Formatura 2019

Prefeito Edinho participou do evento emocionante e destacou o fato da maioria dos formandos ser  mulher e arrimo de família

Formatura 2019

A cerimônia de formatura de 85 alunos dos cursos profissionalizantes oferecidos dentro do Programa de Incentivo à Inclusão Social das Frentes da Cidadania emocionou os presentes e lotou o auditório do Senac, na tarde desta sexta-feira (29). O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico e o Senac, visa propiciar inclusão social, qualificação profissional e renda de adultos, bem como fomentar a reinserção do adolescente em cumprimento ou egresso de medida socioeducativa.

Formandos e seus familiares acompanharam a solenidade, que teve à mesa de autoridades a assistente social da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Elizângela Gudeliauskas; a coordenadora da Secretaria da Educação, Helena Silva de Oliveira, representando a secretária da Educação Clélia Mara Santos; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; o prefeito Edinho, a coordenadora executiva de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle; a assistente social do Espaço Kaparaó, Giovana Carvalho, e o diretor do Senac, Leandro D´Arco.

“Vocês podem continuar contando com a Prefeitura, contando comigo, porque tudo que pudermos fazer para ter uma Araraquara mais justa e mais humana, nós vamos fazer”, declarou o prefeito Edinho, aos formandos.

Para ele, o Programa de Incentivo à Inclusão Social das Frentes da Cidadania é, acima de tudo, uma imensa demonstração de solidariedade. Edinho também destacou o fato da maioria dos formandos ser mulher.

“Muitas dessas pessoas viviam em situação de vulnerabilidade e acabaram superando histórias trágicas de vida. Eles tinham perdido a autoestima e não acreditavam mais na sua força, na sua capacidade de superação. Aqui, eles se reencontraram. Por isso, esse dia é tão importante e tão emocionante. Muitos nem tinham terminado o ensino básico e cursaram também o EJA [Educação de Jovens e Adultos], porque tiveram o suporte da Prefeitura para estudar. E não é o fim; nós vamos continuar apoiando essas pessoas. Eu fico feliz quando vejo que a prefeitura pode mudar para melhor a vida das pessoas”, afirmou Edinho.

Todos se emocionaram com o pronunciamento dos integrantes da mesa, que ressaltaram a importância da capacitação profissional e também enalteceram o empenho, a superação e a garra dos formados que concluíram os cursos.

Combate à exclusão social

Do total de formados, 60% são mulheres e muitas delas, arrimo de família. A seleção para o programa, que vai continuar, leva em conta fatores sócio-econômicos. Os selecionados assinam com a Prefeitura um termo de adesão pelo prazo de um ano e são beneficiados com bolsa-auxílio para participação em cursos, treinamentos e as práticas profissionais em diversas áreas.

Duas turmas do programa receberam os certificados na solenidade: a primeira, que começou com 65 pessoas e teve início em abril; e a segunda, que começou com 40 pessoas, e teve início em agosto de 2018. Eles assistiram às no Espaço Kaparaó, na Escola de Serralheiro e no Senac, grande parceiro do programa

Ao longo do processo, foram oferecidos os cursos de Auxiliar administrativo, Marketing pessoal, Introdução à informática, Excelência no atendimento ao cliente, Cultura de paz, Culinária (hambúrguer; lanches e sucos; pizzas; bolos, doces e salgados); Estética e beleza (manicure e pedicure, designer de sobrancelhas e maquiagem) e Serviços (zeladoria, jardinagem e limpeza).

Os beneficiados também participaram de diversas atividades de formação básica, realizadas por vários setores da Prefeitura, que englobaram esporte, combate ao racismo, políticas para mulheres, saúde do trabalhador e rede básica de assistência, entre outras parcerias.

Entre os formandos estava Samuel Nascimento Firmino, 44 anos, que cursou Auxiliar administrativo, Marketing pessoal, Introdução à informática, Excelência no atendimento ao cliente e Cultura de Paz. Ele recebeu o certificado das mãos do prefeito Edinho e se emocionou.

“A única palavra que tenho a dizer agora é gratidão; ao prefeito e a todas as pessoas que ajudaram nesse programa. Porque eu tenho três filhos e agora posso dar esse exemplo a eles: estudar é o caminho para crescer. E eu quero continuar estudando, porque nunca é tarde para aprender”, declarou, bastante emocionado.

Ana Paula do Prado Santos, também com 44 anos, estava entre os formandos, acompanhada da família. “Fiz todos os cursos do meu interesse e hoje posso dizer que me sinto preparada para disputar uma vaga no mercado de trabalho”, disse. “Mas eu continuo no programa e também estou entre os classificados no processo seletivo dos apoiadores de combate à dengue, aguardando ser chamada”, completou.

Assim como ela, boa parcela dos formandos foi selecionada no mesmo processo seletivo; essas pessoas permanecem no programa Frentes da Cidadania até assinarem esse novo contrato. E as pessoas que não foram contempladas no processo seletivo do combate à dengue ficarão no Frentes da Cidadania por mais algum tempo, com o intuito de receber formação e apoio para formarem uma cooperativa.

Uma nova turma do programa deve ser chamada em junho, com base no cadastro e na seleção já existentes e que ainda estão válidos.